Tesla e Elon Musk exibem protótipo do robô ‘Optimus’

Na última sexta-feira- Elon Musk e Tesla revelaram o protótipo do robô “Optimus”, mas não foi como muitos esperavam.

Um protótipo inicial do robô humanóide Optimus proposto pela Tesla Inc. entrou no palco de forma lenta e desajeitada, virou-se e acenou para uma multidão animada no evento de inteligência artificial da empresa na sexta-feira. As tarefas básicas do robô com fios e eletrônicos expostos – bem como uma versão posterior da próxima geração que teve que ser carregada no palco por três homens – estava muito longe da visão do CEO Elon Musk de um robô humano que pode mudar o mundo.

O plano é que a Tesla comece a usar o Optimus em suas próprias fábricas e depois o distribua aos consumidores para aplicações domésticas. Além de brinquedos e aspiradores de pó, os robôs ainda não fizeram jus ao hype. Mas Musk está otimista, chamando a Optimus de “o desenvolvimento de produto mais importante que estamos fazendo este ano”, afirmando que as aplicações futuras podem incluir culinária e jardinagem. Musk afirma que a vantagem de Tesla é que seus robôs são feitos para produção em massa – o que significa que, se for bem-sucedido, em breve poderemos ter um exército de robôs real em nossas mãos. O objetivo da Tesla, disse Musk, é fazer um robô “extremamente capaz” em grandes volumes – possivelmente milhões deles – a um custo que poderia ser menor que um carro, que ele adivinhou ser inferior a US$ 20.000.

Musk disse à multidão que o robô pode fazer muito mais do que o público viu na sexta-feira, além de sugerir que o problema com demonstrações de robôs chamativos é que os robôs estão “faltando um cérebro” e não têm inteligência para navegar por si mesmos, mas ele deu poucas evidências na sexta-feira de que o Optimus era mais inteligente do que robôs desenvolvidos por outras empresas e pesquisadores.

A Tesla mostrou também um vídeo do robô, que usa inteligência artificial, que a empresa está testando em seus veículos “Full Self-Driving”, carregando caixas e colocando uma barra de metal no que parecia ser uma máquina de fábrica. Mas não houve demonstração ao vivo do robô concluindo as tarefas. Os funcionários disseram à multidão em Palo Alto, Califórnia, bem como aos que assistem via transmissão ao vivo, que estão trabalhando na Optimus há seis a oito meses. As pessoas provavelmente poderão comprar um Optimus “dentro de três a cinco anos”, disse Musk.

Sair da versão mobile