Por que The Weeknd foi esnobado pelo Grammy e não recebeu indicações

Escrito por Vinicius Prado 24/11/2020 às 16:30

The Weeknd - After Hours

The Weeknd surpreendentemente não foi nomeado para nenhuma categoria no GRAMMY Awards 2021.

The Weeknd teve um 2020 excelente. Ele realmente incorporou o personagem artístico que criou para seu ótimo disco After Hours, aparecendo em eventos no tapete vermelho com sua estética sangrenta e maltratada, que ele também exibiu em alguns dos melhores videoclipes de sua carreira.

O artista tem contado uma história clara, lançando sua algumas das melhores músicas de sua carreira até então. No entanto, ele não está sendo reconhecido ou celebrado pela Recording Academy, que optou por não nomear The Weeknd em nenhuma categoria para o GRAMMY Awards 2021.

Com o passar das categorias de R&B e Pop, as pessoas começaram a notar uma omissão flagrante da Academia, reclamando da falta de indicações do The Weeknd. Confira todas as indicações aqui.

É isso mesmo, The Weeknd está deixando a cerimônia de indicação ao GRAMMY com zero nomeações, nem mesmo por seu incrível álbum After Hours ou seu grande hit “Blinding Lights”. Não importa que Abel esteja ultrapassando limites e moldando o som de 2020 por meio de sua arte, e não importa que “Blinding Lights” tenha passado grande parte deste ano (40 semanas para ser exato) no Top 10 da Billboard Hot 100 – pelo menos não para a Academia.

Uma das explicações é que Weeknd cadastrou seu álbum e músicas nas categorias Pop, ao invés de R&B. E todos sabemos que a Academia do Grammy não costuma nomear ou premiar artistas negros nas categorias pop, o que é um absurdo.

O desprezo completo pode ter a ver em parte com a mudança deste ano em como a Recording Academy classifica suas categorias de R&B. Em junho, em meio a protestos contra a morte de George Floyd pela polícia, os Grammys anunciaram que estavam renomeando o prêmio de Melhor Álbum Urbano Contemporâneo, no qual Weeknd ganhou dois de seus três prêmios anteriores, para Melhor Álbum de R&B Progressivo. Mas a mudança de nome fez pouco para abordar a substância das críticas que artistas incluindo Tyler, The Creator tinham feito à categoria, a chamando de um “catado” para artistas negros cuja música tem muito poucas semelhanças de gênero.

Em sua matéria de capa de setembro para a edição especial do Grammy da Rolling Stone, Weeknd ecoou as mesmas críticas: “R&B e música negra são uma grande variedade. Se eles nos colocarem em uma categoria, ainda acho que não é justo. Vamos ver como vai ser”

Como o After Hours não foi indicado na categoria de R&B Progressivo nem nas categorias pop ou geral, é difícil não se perguntar se seus comentários influenciaram a decisão dos eleitores de deixá-lo totalmente de fora.

Nas redes sociais os fãs já iniciaram a hashtag #WeLoveYouAbel em apoio ao artista.

Recomendados para você