Tidal vai pagar 4x mais que concorrência por cada stream de música

Escrito por Felipe 08/05/2021 às 09:36

Foto: Divulgação

A TIDAL agora é controlada majoritariamente por Jack Dorsey’s Square, após um acordo ter sido finalizado entre Dorsey e Shawn ‘Jay-Z’ Carter na sexta-feira (30 de abril).

A aquisição custou mais dinheiro do que o esperado, de acordo com o TMZ , que informa que a Square pagou US $ 350 milhões para comprar uma participação de 80% na TIDAL. Esse número é maior do que o número que as duas partes anunciaram em março (US $ 297 milhões), quando disseram que haviam feito um acordo definitivo para a Square adquirir sua participação majoritária.

Na época, as duas partes disseram que após a aquisição da Square, os coproprietários artistas da TIDAL seriam os demais acionistas. Esses co-proprietários de artistas incluem nomes como Alicia Keys, Arcade Fire, Beyoncé, Calvin Harris, Chris Martin, Daft Punk, Damian Marley, deadmau5, J. Cole, Jack White, Jason Aldean, Kanye West, Lil Wayne, Madonna, Nicki Minaj, Rihanna, TI e Usher. Tanto Jay-Z quanto o CEO da Roc Nation, Desiree Perez, devem permanecer no conselho da TIDAL após a compra da Square, relata a TMZ.

A aquisição da TIDAL pela Square ocorre no momento em que a plataforma de streaming de música lança uma interessante campanha online projetada para atrair os consumidores a se inscreverem para sua oferta de teste de 30 dias. Além de mostrar os recursos de áudio de alta definição do TIDAL, o anúncio – visto nas redes sociais esta semana – faz a afirmação ousada de que o TIDAL “paga aos artistas 4x mais por streams do que os outros caras”.

O TIDAL certamente paga, em média, mais por stream do que muitos de seus rivais: dados publicados pelo The Trichordist no ano passado, por exemplo, sugeriam que o TIDAL estava pagando $ 0,00876 por stream, com o Spotify bem abaixo de $ 0,00348. Uma razão para isso é porque o TIDAL não tem um nível gratuito – o que significa que cada lista que não seja de teste usando seu serviço está pagando algo pelo privilégio.

O número da receita média por usuário (ARPU) da TIDAL também será puxado para cima devido ao seu nível de alta fidelidade TIDAL, que custa o dobro do preço da assinatura mensal padrão ($ 19,99 contra $ 9,99).

No entanto, as taxas por streams – conforme citadas no anúncio do TIDAL – devem sempre ser tomadas com cautela. Como MBW explicou em uma análise de reivindicações recentes da Apple Music, os serviços de streaming não calculam nem pagam royalties por stream. Em vez disso, eles pagam uma porcentagem de sua receita total – que é então, crucialmente, dividida com base na popularidade de um artista / gravadora individual em sua plataforma.

Serviços que têm baixo envolvimento (ou seja, usuários que não tocam muita música), portanto, têm uma vantagem natural sobre aqueles com alto envolvimento (ou seja, usuários que reproduzem muita música) quando se trata de calcular sua taxa por stream.

Em outras palavras: se os fãs de música ouvirem mais em um serviço em um determinado mês, seu pagamento por streams diminuirá; se os fãs de música ouvirem menos em um determinado mês, sua taxa por streams aumentará.

Recomendados para você