TikTok anuncia que vai pagar direitos autorais musicais aos artistas pelo ECAD

Escrito por Vinicius Prado 31/07/2021 às 16:40

Foto: Divulgação

O anúncio foi feito nesta semana e a porcentagem ainda não foi divulgada

Fazendo enorme sucesso no mundo todo, o TikTok foi responsável por impulsionar inúmeros artistas e hits através de sua plataforma. As dancinhas do app acabaram enriquecendo o mundo da música e, a partir de agora, os artistas vão lucrar em cima disso. A rede social chinesa anunciou nesta semana um acordo com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) que garantirá um pagamento por direitos autorais a artistas, compositoras e editoras musicais das gravações usadas na plataforma.

A proposta visa enriquecer a experiência dos usuários da rede e fornecer um meio justo de utilização de músicas dentro da plataforma. O TikTok também pretende efetuar um pagamento retroativo quanto ao uso das canções feito antes do acordo.

“Essa primeira parceria entre o Ecad e o Tik Tok é mais um importante passo para a indústria da música no Brasil e para os autores e artistas no nosso país. Este acordo não poderia chegar num momento mais oportuno para compositores e artistas, que agora precisam mais do que nunca dessa renda digital. O Ecad vem trabalhando duro para fechar acordos importantes como esse”, explica a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.

Embora a porcentagem estabelecida durante a negociação não tenha sido divulgada, a média do mercado costuma ser de 12% das receitas de cada plataforma. A associação divulgou que cada contrato com artista terá condições próprias. É importante ressaltar que o pagamento pelos direitos autorais não terá diferença para os usuários, que continuarão usando as músicas da plataforma normalmente, inclusive com possíveis alterações nos áudios e mixagens, bem comuns na rede social.

Além de agregar valor às músicas, o TikTok tem possibilitado aos artistas uma gama ainda maior de sucesso em todo o mundo, visto que a rede social atinge inúmeros países. Assim, é comum ver vídeos de usuários russos, indianos, estadunidenses, canadenses, franceses, italianos, chineses e japoneses ao som de algumas das músicas famosas por aqui, especialmente do gênero sertanejo e funk carioca.

Ainda que o anúncio com o Ecad seja inovador para a plataforma, esse não foi o único contrato firmado para cessão e pagamento por direitos autorais praticado pelo TikTok. Em 2020, a plataforma também assinou algo semelhante com a Sony Music Entertainment para artistas internacionais famosos.

Recomendados para você