Timbaland quer comercializar software de IA para artistas após gravar música com voz do Biggie Smalls

Escrito por Rodrigo Silva 28/05/2023 às 18:15

timbaland Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Timbaland já utilizou a IA para usar a voz do falecido rapper Biggie em sua própria música.

Timbaland recebeu recentemente diversas críticas por tirar proveito do software de IA, que é praticamente a maior controvérsia da música no momento. Ele usou um programa de inteligência artificial para usar a voz de Biggie Smalls em uma de suas próprias batidas, o que algumas pessoas não gostaram. Embora seja certamente uma hipótese divertida para trabalhar para algumas pessoas, a maoiria acredita que seja uma forma de roubo e uma maneira barata de ganhar dinheiro com a incapacidade de outro artista de fazer música.

Independentemente da reação, o lendário produtor sabe claramente quais podem ser os riscos da IA. Como tal, ele quer tornar mais fácil para os artistas usá-la corretamente. Além disso, Timbaland revelou recentemente que está procurando maneiras de comercializar software de IA de algumas maneiras diferentes. De acordo com o nativo da Virgínia, a inteligência artificial é um “mundo sem precedentes de criatividade na música”.

Timbaland Plans AI Startup To Give Stars Like Biggie Life After Death

Foto: John Parra/Variety via Getty Images

Seus novos planos visam ajudar os criativos em ascensão a obter “mais sucesso”, criar melodias com mais facilidade e dar “direitos exclusivos” a pessoas que desejam usar as vozes de “lendas da música que não estão mais conosco”. Claro, nem todos na indústria da música estão particularmente satisfeitos com esta nova tecnologia.

Mesmo que você veja muitos dos elementos positivos da inteligência artificial na música, muitos parecem se concentrar em suas possibilidades negativas. Dito isso, talvez os esforços de Timbaland realmente estabeleçam um precedente de regulamentação e uso adequado quando se trata de IA. Claro, é bastante inespecífico no momento, mas o potencial existe. Curiosamente, porém, os trabalhos do produtor parecem especificamente focados em artistas falecidos, não em artistas atuais, então sempre há mais áreas a explorar.

De volta à sua “colaboração” com Biggie, o artista de “The Way I Are” disse recentemente em uma entrevista que vai adiar o lançamento da faixa até que o espólio da lenda do Brooklyn autorize o lançamento. Isso provavelmente não mudará a opinião das pessoas se elas concordam ou não com a proliferação deste software. Apesar de toda a controvérsia em torno da IA ​​no momento, suas vastas possibilidades realmente dependem dos precedentes que a indústria estabelece para ela – e quanto dinheiro eles ganham.

Confira abaixo a postagem no Instagram:

ícone

Recomendados para você