Tribunal de Barcelona pede prisão de Neymar por corrupção

Neymar teve a venda mais polêmica dos últimos anos do Santos para o Barcelona.

NeymarBarcelona e Santos serão julgados na Espanha em 17 de outubro por acusações de fraude e corrupção. Corre na justiça local uma ação que investiga a transferência do atacante brasileiro para o clube catalão em 2013. Segundo informações publicadas pelo jornal El País, a promotoria pede dois anos de prisão ao jogador.

Segundo reportagem de Jesús Garcia Bueno, na edição digital do jornal espanhol El Pais, o julgamento, que acontece no dia 17 de outubro, se dá em razão de um processo movido há 7 anos pela DIS, empresa brasileira especializada no mercado de futebol, que alega que foi enganada durante a contratação do atleta pelo Barcelona junto ao Santos em 2009, quando Neymar foi comprado pelo clube espanhol por cerca de 2 milhões de euros.

A empresa, que pertence à rede supermercadista Sonda, detinha 40% dos direitos federativos do jogador quando ele era sócio do Santos e considera que foi vítima de um engano tramado pelo jogador, seus parentes e o Barcelona, pedindo indenização superior a 150 milhões de euros.

Neymar deixou o Santos em 2013 em uma transferência de aproximadamente 35 milhões de euros e naquele momento disse que estava realizando o sonho de jogar em um dos maiores clubes do mundo.

Em 2016, o Barcelona se tornou o primeiro time de futebol condenado como pessoa jurídica após concordar em pagar € 5,5 milhões por dois crimes fiscais na operação que culminou na contratação de Neymar. Atualmente, ele integra o Paris Saint-Germain, na França.

Sair da versão mobile