Tribunal mexicano legaliza uso de cocaína para duas pessoas

Escrito por Fellipe Santos 22/08/2019 às 23:58

Foto: Divulgação

Um tribunal do México autorizou duas pessoas a usar cocaína sem nenhuma consequencia.

Tem havido mais e mais países e lugares em todo o mundo que abraçaram a legalização da cannabis. É um enorme passo em frente para a desestigmatização em relação à cannabis e às drogas como um todo. No entanto, parece que o México está dando um passo ainda maior em direção à progressão da sociedade. Segundo a BBC, um juiz no México fez um grande anúncio quando o tribunal decidiu legalizar a cocaína recreativa. A coisa é, a decisão é aplicável para duas pessoas.

O Mexico United Against Crime, uma organização que luta pelo fim da “guerra às drogas”, disse que o tribunal na Cidade do México ordenou que as autoridades de saúde do país, Cofepris, autorizassem duas pessoas a possuírem cocaína. A decisão permite que os dois demandantes “possuam, transportem e usem cocaína”, embora sejam proibidos de vendê-la.

Embora seja um grande passo em frente, ainda precisa ser aprovado por um tribunal superior. Cofepris fez várias tentativas para bloquear a decisão, alegando que está fora de sua jurisdição legal. Um painel de juízes terá que rever a decisão e lado com a decisão de legalizar a cocaína para os dois demandantes.

“Há anos que trabalhamos para um México mais seguro, mais justo e pacífico e, neste caso, insistimos na necessidade de parar de criminalizar os usuários de drogas que não a maconha e projetar melhores políticas públicas que explorem todas as opções disponíveis, inclusive a regulamentação”. disse Lisa Sánchez, diretor da organização, “Lisa Sánchez, diretora do MUCD, disse após a decisão.

Recomendados para você