Trump sugeriu levar americanos com COVID-19 para Baía de Guantánamo no início da pandemia, diz livro

Escrito por Fellipe Santos 23/06/2021 às 10:14

Foto: Divulgação

De acordo com um novo livro, Trump fez uma sugestão para enviar americanos com COVID-19 para a Baía de Guantánamo.

Trump finalmente admitiu a derrota na eleição de 2020, mas sua presidência continua sendo uma fonte de inspiração para muitas memórias que foram publicadas recentemente. Os jornalistas do Washington Post, Yasmeen Abutaleb e Damian Paletta, escreveram um novo livro intitulado Cenário de pesadelo: por dentro da resposta da administração Trump à pandemia que mudou a história, que documenta os primeiros dias da pandemia na Casa Branca.

Um trecho específico do livro vem ganhando atenção nas últimas 24 horas, revelando uma sugestão alarmante feita pelo então presidente. De acordo com o Post, Trump perguntou a membros de sua equipe sobre a possibilidade de trazer para casa americanos infectados do exterior  e colocá-los na Baía de Guantánamo. Aparentemente, essa foi uma resposta à supressão da taxa de infecção em solo americano.

“Não temos uma ilha que possuímos?” Trump supostamente perguntou às pessoas dentro da Sala de Situação em fevereiro de 2020. “E quanto a Guantánamo?” Ele continuou. “Importamos mercadoria… Não vamos importar vírus.”

Segundo consta, membros de sua equipe ficaram apavorados com a sugestão e ela foi rapidamente rejeitada. Muitos estavam preocupados com a aparência da situação para o público, especialmente porque a Baía de Guantánamo é notoriamente conhecida por suas condições horrendas e por abrigar suspeitos de terrorismo.

Recomendados para você