Universal Music emite comunicado sobre músicas criadas por IA estarem nas plataformas de streaming

Escrito por Rodrigo Silva 18/04/2023 às 23:50

Capa Drake e The Weeknd
Foto: Reprodução
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

A UMG quer que as plataformas de streaming derrubem as músicas criadas por IA de Drake e The Weeknd.

O Universal Music Group respondeu à música que viralizou gerada por IA de Drake e The Weeknd que está fazendo sucesso nas mídias sociais. A empresa rotulou o uso dos vocais de seus artistas para música de IA como “fraude” e pediu às plataformas de streaming que banissem a tecnologia. A música é intitulada “heart on my sleeve” e alcançou mais de 230.000 reproduções no YouTube e mais de 630.000 streams no Spotify.

Em seu comunicado divulgado esta semana, a UMG explicou que ganhou a vida adotando novas tecnologias, mas isso é um passo longe demais. “O sucesso da UMG foi, em parte, devido à adoção de novas tecnologias e colocá-las para trabalhar para nossos artistas – como temos feito com nossa própria inovação em IA já há algum tempo”, começa a declaração.

Capa Drake

Foto: Reprodução

A empresa continua: “Dito isso, no entanto, o treinamento de IA generativa usando a música de nossos artistas (o que representa uma violação de nossos acordos e uma violação da lei de direitos autorais), bem como a disponibilidade de conteúdo infrator criado com IA em plataformas de streamings, levanta a questão de qual lado da história todas as partes interessadas no ecossistema da música querem estar: do lado dos artistas, fãs e expressão criativa humana, ou do lado dos deep fakes, fraudes e negando aos artistas sua devida compensação”.

“Essas instâncias demonstram por que as plataformas têm uma responsabilidade legal e ética fundamental de impedir o uso de seus serviços de maneira que prejudique os artistas. Somos encorajados pelo envolvimento de nossos parceiros de plataforma nessas questões, pois eles reconhecem que precisam fazer parte da solução”.

Em resposta à reação, várias plataformas, incluindo Apple Music, Deezer e TIDAL, já realizaram algumas mudanças. Drake também comentou sobre o uso de sua voz na IA, escrevendo no Instagram sobre um post que mostrava a voz dele cantando uma música da rapper Ice Space: “Esta é a gota d’água”. Atualmente, não existem regulamentos para ditar o que a IA pode treinar legalmente.

O US Copyright Office, no entanto, divulgou uma declaração de orientação sobre o assunto. Conforme observado pela CNN, eles escreveram: “No caso de obras que contenham material gerado por IA, o Escritório considerará se as contribuições de IA são o resultado de ‘reprodução mecânica’ ou em vez da ‘própria concepção mental original do autor, à qual o autor deu forma visível’”.

 

ícone

Recomendados para você