Rapper Vic Mensa está treinando 11 mil jovens para serem médicos nas ruas de Chicago

O músico quer ajudar as pessoas a desenvolver habilidades para se tornarem socorristas em bairros periféricos.

Vic Mensa, da Roc Nation, quer ser conhecido não apenas como artista, mas também como ativista. Ele recentemente irritou pessoas com seu visual para “Camp America”, um single que traz o foco para as condições deploráveis ​​nas instalações de detenção dos imigrantes nos EUA. O rapper do South Side de Chicago está agora voltando sua atenção para sua cidade natal, na esperança de ajudar os jovens a desenvolver novas habilidades e, ao mesmo tempo, ajudar suas comunidades.

A violência nas ruas em Chicago ganhou atenção nacional e até mesmo mundial quando no fim de semana passado, a NBC Chicago informou que quatro pessoas morreram e outras 56 ficaram feridas em conexão com tiroteios em toda a cidade em um único fim de semana.

Só neste ano, houve mais de 250 homicídios e agora que os meses de verão estão chegando na cidade, as escolas estão fechadas, deixando muitos estudantes suscetíveis à violência. De acordo com a Essence, Mensa está usando sua organização SaveMoneySaveLife para ajudar a treinar 11.000 jovens para serem médicos das ruas.

“Nós treinamos e equipamos os socorristas nos bairros mais violentos de Chicago, e ensinamos como não sangrar, como parar o fluxo sanguíneo de ferimentos a bala”, disse Mensa. Ele compartilhou que desenvolveu a ideia para o programa depois de viajar para o exterior.

“Eu estava na Cisjordânia ocupada na Palestina e conheci um jovem de Gaza que era de uma organização chamada Build Palestine. [Eles] tinham um programa semelhante onde treinaram 35 socorristas acho que foi em Gaza. A situação de ambulância e primeira resposta de lá é na verdade muito parecida com Chicago. Como as ambulâncias levam muito tempo, podem não chegar, podem não ser boas para as pessoas serem tratadas, e é uma zona de guerra.”, afirmou o rapper.

 

Sair da versão mobile