WIU responde crítica por usar inteligência artificial em capa de EP

WIU afirmou que usou IA para mostrar como queria a capa e acabou gostando da ‘bizarrice’.

No Natal mais recente, WIU presenteou seus fãs com o lançamento surpresa do EP “Um Pequeno Álbum de Natal. Na época, a capa – feita por inteligência artificial apresentando um Papai Noel com óculos, dente e detalhes de ouro na roupa – já havia causado debate.

Aproximadamente cinco meses depois, o assunto voltou a ser pautado nas redes sociais e, diante da repercussão, o artista cearense respondeu as críticas revelando como funcionou a utilização, afirmando que usou IA para mostrar como queria o design e acabou gostando da ‘bizarrice’.

“Não sei se é elitismo da minha parte, mas acho feio demais artista que usa IA para fazer arte de som/álbum. Isso é mostrar que tem 0 comprometimento com seu próprio trampo, mas sei lá. O que vocês acham?”, escreveu a internauta identificada como “Buck“, que iniciou o debate.

wiu
Foto: Reprodução/Instagram

“Tipo, arte é trabalho, mano. Faz o menor sentido você jogar qualquer coisa para fazer o ‘visual’ do seu trabalho… Sei lá”, acrescentou a usuária, que completou: “Olha essa capa do WIU… Dá até desconforto olhar para isso. Lembrando que ele tá milionário”.

Na sequência, WIU esclareceu sua posição. “Usei IA para mostar como eu queria a capa e a IA me deu essa bizarrice que achei foda! Usei ela mesmo porque gostei. Meu lançamento, minha capa, minha música; achei que tinha direito de fazer o que quisesse. Lembrando que ele tá milionário [risos]”, respondeu.

Em seguida, outra internauta retrucou: “Poxa, mas aí por que só não passar essa ideia para um artista fazer de um jeito que ficasse bem feito e com mais originalidade? O ponto dela é justamente que você tem o dinheiro para investir nisso e fazer sua arte com mais carinho, não só jogando na IA e pegando uma imagem gerada”.

“Eu mostrei pro Iann Tomé, nosso designer monstro. Expliquei que queria exatamente isso, pedi para colocar mais gorros e deixar a mandíbula torta. Qual parte do ‘eu quis assim’ que tá difícil de entender?”, questionou o rapper da 30PRAUM.

Veja o debate nos posts abaixo:

Sair da versão mobile