A categoria de Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa, do Grammy, tem Xamã, MC GW, MC Cabelinho, Yago Oproprio, MC Carol e mais como indicados.
A Academia Latina da Gravação anunciou os indicados para o Grammy Latino de 2024, marcado para o dia 14 de novembro em Miami. E na categoria de Melhor Intepretação Urbana em Língua Portuguesa, Xamã, MC GW, MC Cabelinho, Yago Oproprio e MC Carol representam os cenários do funk e do rap brasilero.
As músicas indicadas foram “Joga Pra Lua“, de Anitta, Dennis e Pedro Sampaio; “Cachimbo da Paz 2“, de Gabriel O Pensador, Lulu Santos e Xamã; “Da Braba“, de Gloria Groove, Ludmilla e MC GW; “Carta Aberta“, de MC Cabelinho; “Fé nas Maluca“, de MC Carol; e “La Noche“, de Yago Oproprio e Patricio Sid.
Durante o Processo de Premiação, a votação é realizada por criadores de música que são membros da Academia Latina, representando os diversos gêneros musicais e campos criativos, incluindo artistas, compositores, produtores, e engenheiros de gravação e mixagem.
Neste ano, uma nova área – Música Eletrônica – e duas categorias – Melhor Interpretação de Música Eletrônica Latina e Melhor Álbum de Música Mexicana Contemporâna – foram acrescentadas ao Processo de Premiação do Grammy.
“O Grammy Latino cresceu de forma surpreendente e se tornou uma plataforma fundamental para a música e a cultura. Estamos orgulhosos de apresentar os indicados deste ano, um grupo talentoso e diversificado de criadores que refletem a riqueza e o impacto global de nossa música”, disse Manuel Abud, CEO d’A Academia Latina da Gravação.
Os indicados foram selecionados em 58 categorias de artistas que lançaram gravações durante o período de elegibilidade, entre 1° de junho de 2023 e 31 de maio de 2024. Todas as músicas consideradas para indicações devem ser novas e conter uma porcentagem mínima de conteúdo lírico (60%) em espanhol, português ou qualquer dialeto regional nativo.
A rodada final de votação para determinar os ganhadores do Grammy Latino se inicia no próximo dia 27.