O YouTube parece ter escolhido a receita em detrimento da aplicação da política.
O streamer IShowSpeed não sofrerá punição do YouTube depois de expor seu pênis durante uma transmissão ao vivo em 16 de agosto. Após ser surpreendido pelo personagem Chica, enquanto jogava “Five Nights At Freddy’s”, Speed gritou dramaticamente antes de exclamar “Eu quero te f*der, Chica. Colocar esse p*nto bem em você, querida.”
Ele pulou para cima e para baixo, fazendo com que seu pênis saísse de suas bermudas e ficasse claramente visível na câmera. IShowSpeed percebeu o que havia acontecido ao ver a reprodução em seu segundo monitor. “Meu Deus”, pode-se ouvir o jovem de 22 anos dizendo antes de encerrar abruptamente sua transmissão.
Acidental ou não, o incidente foi claramente uma violação dos termos de serviço do YouTube. Entre as principais plataformas de streaming, o YouTube tem talvez as políticas mais rígidas em relação a conteúdo sexual. Apesar disso, o YouTube confirmou ao TMZ que IShowSpeed havia removido o vídeo do incidente dos arquivos e que não emitiria uma proibição neste momento.
Muitos acreditam que isso é para manter IShowSpeed, um dos maiores astros da plataforma, e impedir que ele migre para uma plataforma como o Kick. Embora o Kick seja muito mais flexível em relação ao conteúdo de seus streamers, ainda mantém algumas políticas sobre conteúdo sexual. Adin Ross foi recentemente suspenso temporariamente após mostrar conteúdo explicitamente sexual durante uma de suas transmissões.
Embora o incidente de IShowSpeed pareça não intencional, agora se tornou um estudo de caso sobre o que as principais plataformas farão para manter seu talento de transmissão. O YouTube já enfrentou críticas em várias ocasiões por restringir deliberadamente conteúdo sobre tópicos LGBTQIA+. No entanto, segundo o TMZ, eles estão dispostos a dar a Speed uma passagem total por expor seu pênis durante a transmissão. Novamente, embora não intencional, ele expôs seu pênis para sua audiência, que em grande parte é menor de idade. Havia 25.000 pessoas assistindo IShowSpeed no momento do incidente.
IShowSpeed ainda não fez um comunicado formal sobre o incidente no momento da redação desta mensagem. No entanto, se o texto do TMZ se mostrar preciso, ele conseguiu uma grande vitória. Além disso, ele pode ter estabelecido um precedente perigoso. O YouTube não pode mais banir conteúdo sexual indiscriminadamente. Se você pode argumentar que foi “acidental”, o YouTube não pode te banir, caso contrário, estariam mostrando abertamente que têm um conjunto de regras para o talento lucrativo deles e outro conjunto de regras para todos os outros. Esta história está em desenvolvimento e teremos atualizações se e quando surgirem.