Youtuber reage “Favela Vive 3” e causa indignação: “Só negro tem importância quando morre? e o branco? não morre”

Escrito por Fellipe Santos 15/08/2018 às 01:02

Foto: Divulgação

O Youtuber Gustavo Lazaro que faz reacts sobre vídeos e músicas relacionados ao rap criou uma grande polêmica ao reagir o clipe Favela Vive 3 com ADL, Djonga, Negra Li e Menor do Chapa nos últimos dias.

Enquanto reagia o verso de Djonga, onde o rapper rimava “A cada 23 minutos morre um jovem negro e você é negro que nem eu…” O Youtuber interrompeu o vídeo para dar sua opinião, questionando “Só o negro que tem importância quando morre? Vamos fazer a conta de quantos negros tem no Brasil e quantos brancos..” além de dizer que da mesma forma que morre um negro, também morre um branco.

Confira o trecho abaixo.

https://twitter.com/Mxrxcxx/status/1029531694087503872

O vídeo bateu recorde de deslikes no canal do Youtuber e recebeu diversos críticas nos comentários.

“Então, não é só negro que morre, branco também morre. Entretanto, em NÚMEROS, o negro é maioria, sabe porque? porque o negro foi liberto da escravidão em 1888 sem saneamento básico, sem saúde, sem DIREITO a estudar, sim, na constituição era escrito que o negro não podia frequentar escolas, nem seus descendentes. Portanto, o negro foi submetido a uma condição sociocultural de vulnerabilidade. Explicando didaticamente? Negros morrem MAIS pra polícia, negros estão bem mais esmagadoramente na miséria, mais na pobreza, negros são minoria nas faculdades, ensino público e maioria na evasão escolar. Por outro lado, se atendo as proporções, o branco vive melhor. Dizia um usuário.

“Outra coisa, a gente sabe que na favela tem bandido, mas, você acha que um bandido sem escolaridade tem autonomia pra negociar arma entrando e saindo na fronteira? Acha que aquele traficante e os moleques que empunham uma ak-47 e armas de 20,30,60 mil reais conseguiram ela negociando?Evidente que não, deve-se atacar o sistema, a quem faz girar a morte na periferia, o criminoso da favela é fruto de um vírus bem maior”

O Youtuber tentou se retratar em um novo vídeo e você pode conferir abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=liBbY9jQ5NQ&t=57s

Recomendados para você