10 anos atrás, Drake, Kanye West, Eminem e Lil Wayne lançavam “Forever”

Escrito por Fellipe Santos 27/08/2019 às 12:53

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

No hip-hop, fãs e críticos muitas vezes se maravilham e valorizam os solistas ou grupos supremos que podem criar canções clássicas e corpos de trabalho, mantendo-se a figura central. No entanto, os momentos mais elétricos da cultura ocorrem quando vários emcees colaboram em uma faixa, com o único propósito de afirmar-se como os mais talentosos, entregando um derramamento épico de rimas que supera os outros.

Ao longo dos anos, essas músicas se tornaram algumas das mais memoráveis ​​da história do gênero, com as estrelas mais lendárias do rap se unindo e trazendo as fantasias mais raivosas dos fãs de rap para a realidade.

Hoje faz 10 anos que a faixa “Forever” de Drake, Kanye West, Lil Wayne e Eminem foi lançada, e vamos relembrar o alvoroço que foi quando esta canção chegou nas ruas “do nada”.

Forever”, um blockbuster lançado em promoção da trilha sonora do documentário de LeBron James, More Than a Game . Produzido por Boi-1da, “Forever” incluiu uma formação all-star com os veteranos Eminem, Kanye West e Lil Wayne contribuindo com versos, bem como com o renomado rapper Drake. Estreando e alcançando o 8º lugar no Billboard Hot 100 após seu lançamento, “Forever” juntou quatro artistas diferentes representando quatro eras diferentes no hip-hop em uma música, tornando-se um dos mais significativos singles e sucessos do seu tempo.

Lil Wayne

Em 2009, Lil Wayne ainda era considerado por muitos como o melhor rapper vivo com o sucesso esmagador de seu sexto álbum de estúdio solo, Tha Carter III, e suas históricas mixtapes o posicionou como o artista mais prolífico e dominante no rap. Então, no final do verão daquele ano, quando Weezy apareceu em “Forever”, não era uma ideia muito improvável que ele seria o favorito dos fãs a ter feito o melhor verso na faixa. No entanto, na realidade, o oposto ocorreria, Wayne seria ofuscado pelos outros rappers, mas ele iria compensar com sua aclamada mixtape No Ceilings apenas alguns meses depois.

Drake

Ser apontado como a próxima grande coisa no rap tem seu quinhão de vantagens, mas também vem com uma imensa pressão para provar sua habilidade e disputar com aqueles que já estão no topo da cadeia alimentar, uma tarefa que Drake era confrontado com “Forever”. Dando início à trilha, Drake se apresentou como um veterano experiente, definindo a fasquia alta com um verso repleto de citações e palavras inteligentes que geraram uma tendência entre seus colegas na sequência do lançamento da canção. Com isso dito, o desempenho de Drizzy, embora memorável, é apenas um grau abaixo de alguns de seus superiores.

Eminem

Considerado há muito tempo como um dos rappers mais temidos e formidáveis ​​do rap, em 2009, Eminem estava saindo de um hiato estimulado por um tumulto em sua vida pessoal, uma experiência que foi documentada em parte em seu sexto álbum de estúdio, Relapse., em maio daquele ano. Fazendo sua aparição em “Forever”, ele deixou os fãs de rap intrigados com a rara aparição de Shady ao lado de outros rappes. Rimando por último, Eminem ancora a faixa de forma épica, atacando a batida produzida pelo Boi-1da com sua tenacidade de marca, não deixando nada a perder. Empregando um flow duplo de tempo, o Deus de Rap  faz um lembrete de seu status de um dos grandes de todos os tempos.

Kanye West

Inicialmente fazendo seu nome no rap como produtor, a transição de Kanye West em se tornar um rapper de pleno direito foi uma das maiores histórias na música durante os anos. Álbuns como The College Dropout, Late Registration e Graduation estabelecerem Kanye como um talento geracional e demonstrou sua capacidade de criar álbuns coerentes e coesos, em relação à sua classificação como um mestre de cerimônias, foi questionado se sua aptidão lírica se compara com a dos maiores rappers.

Esse debate seria resolvido ao longo dos anos. Conhecido por roubar os holofotes com seus versos de convidado, a natureza competitiva de Kanye mostrada com seu verso em “Forever”, visto que o nativo de Chi-Town vem com uma estrofe que supera a de seus colaboradores e serve como a parte mais elétrica da música . De cair referências pop cativantes, para tocar nas pressões da fama, Kanye vai do fanfarrão ao introspectivo.

ícone

Recomendados para você