Família de Mac Miller anunciou a novidade e disponibilizou a pré-venda de cópias físicas no site oficial do artista.
A tão aguardada obra póstuma de Mac Miller, Balloonerism, já tem data de lançamento: 17 de janeiro de 2025. A escolha da data é uma homenagem ao álbum Circles, lançado exatamente cinco anos antes, e também marca a proximidade do que seria o 33º aniversário do rapper, em 19 de janeiro.
A família de Mac Miller anunciou a novidade nesta quinta-feira (21) e disponibilizou a pré-venda de cópias físicas no site oficial do artista. O álbum estará disponível em CD, fita cassete e vinil, além de uma edição deluxe limitada, que inclui um vinil com efeito pop-up 3D, pôster dobrável e um livreto de 32 páginas com fotos e letras.
O lançamento de Balloonerism foi anunciado de forma especial no último fim de semana, durante o Camp Flog Gnaw Carnival, festival organizado por Tyler, The Creator. Entre os shows de Sampha e The Alchemist, um trailer cinematográfico foi exibido, trazendo vinhetas animadas e duas músicas inéditas: “The Song That Changed Everything” (com participação de SZA) e “5 Dollar Pony Rides.”
A capa do álbum, uma pintura abstrata inspirada em balões e com o rosto de Mac, foi criada por Alim Smith. Curiosamente, Smith publicou uma arte similar em 2018, semanas antes da morte do rapper, que comentou na época: “Preciso disso.”
Segundo a família de Mac, Balloonerism foi originalmente criado em 2014 e tinha grande significado para o artista.
“Muitos fãs de Malcolm sabem que Balloonerism é um álbum completo que ele criou por volta do lançamento de Faces, em 2014,” diz o comunicado. “Este projeto era de extrema importância para Malcolm — a ponto de ele encomendar uma arte para o álbum e frequentemente discutir quando seria o momento certo para lançá-lo. No entanto, GO:OD AM e outros álbuns acabaram tendo prioridade.”
O comunicado acrescenta: “Acreditamos que o projeto demonstra a amplitude de seu talento musical e sua coragem como artista. Considerando que versões não oficiais de Balloonerism circulam online há anos e que lançar este álbum era algo que Malcolm frequentemente dizia ser importante para ele, achamos apropriado apresentar uma versão oficial ao mundo.”
Em The Book of Mac: Remembering Mac Miller, publicado em 2022, Quentin Cuff, empresário de longa data do rapper, descreveu Balloonerism como “peculiar e fora deste mundo.”
“Mac e [o engenheiro de som] Josh [Berg] estavam isolados no estúdio subterrâneo da casa dele em L.A., criando algo muito excêntrico, diferente e experimental. Era algo que realmente se destacava e as pessoas adoravam,” disse Cuff em um trecho reproduzido pela Passion of the Weiss.
Segundo Cuff, o álbum começou a tomar forma antes de Faces, com muitas músicas inicialmente pensadas para aquele projeto, mas que eventualmente se tornaram uma entidade própria. Balloonerism promete ser um retrato fiel do espírito criativo de Mac Miller, consolidando ainda mais seu legado como um dos artistas mais inovadores de sua geração.
Veja mais no Instagram:
Ver essa foto no Instagram