4 grandes campeões do esporte que são grandes fãs de Rap

Muitos grandes campeões esportivos, tem o Rap como inspiração.

O esporte e a música sempre estiveram interligados. Tanto para quem pratica alguma atividade ao som de seus artistas preferidos, quanto para a ambientação de uma arena de competição, um elemento complementa o outro. Assim, se tornou comum flagrar esportistas utilizando seus fones de ouvido antes de uma partida ou acompanhar disputas embaladas por um determinado ritmo musical entre um intervalo e outro.

De um hobby a fonte de inspiração na hora de competir, o rap e o hip hop são estilos que fazem parte da vida de muitos atletas de diferentes modalidades. Em especial, cinco grandes campeões das quadras, piscinas, pistas e campos têm uma relação bastante estreita com o gênero que integra contextos sociais, políticos e culturais.

LeBron James (basquete)

Historicamente, o basquetebol e o hip hop sempre foram correlacionados e se tornaram um estilo de vida. Um dos entusiastas dessa união é o astro LeBron James, atualmente, ala do Los Angeles Lakers e quatro vezes campeão da NBA por três franquias diferentes: Miami Heat, Cleveland Cavaliers e o próprio time do sul da Califórnia.

Advertisement

Fã assíduo de uma série de artistas, como Kendrick Lamar, Drake, Jay-Z e outros, o atleta também foi produtor executivo de um álbum de 2 Chainz e já deu seus palpites sobre quais são os cinco melhores álbuns de hip hop de todos os tempos. Além do universo musical, James é um grande colecionador de bandanas e passa seu tempo livre acompanhando beisebol e futebol americano.

Michael Phelps (natação)

Maior medalhista olímpico de todos os tempos, com 28 pódios (23 ouros, três pratas e dois bronzes), o nadador norte-americano é um grande apreciador de rap. Nos Jogos de Pequim, o atleta revelou se inspirar na música “Go Getta”, de Young Jeezy, antes das provas. O mesmo ritual já havia sido adotado por ele no Mundial disputado em Melbourne um ano antes, e o sucesso obtido na Austrália o fez repetir a estratégia na capital chinesa.

Além do gosto pela música, Phelps tem como um de seus principais hobbies outras atividades esportivas e de entretenimento, como o pôquer e jogos de cassino, seja em estabelecimentos físicos ou modalidades online. O nadador, inclusive, já chegou a atuar profissionalmente nas mesas de carteado.

Lewis Hamilton (Fórmula 1)

Heptacampeão na maior categoria do automobilismo mundial, o britânico carrega consigo os principais recordes da modalidade: sete títulos (ao lado do alemão Michael Schumacher), 103 poles e vitórias, e 188 pódios. Único piloto negro a disputar uma prova nos 52 anos de história da F1, Hamilton é hoje uma das grandes figuras do esporte na luta contra o preconceito racial e demais causas sociais.

Bastante ligado à moda e praticante de piano, o piloto tem no rap e hip hop seus estilos de música favoritos e é fã de artistas como 50 Cent, Sean Combs e Pharrell Williams. Mais do que isso, Lewis também já participou de grandes produções. Em 2020, ele revelou ser o misterioso rapper XNDA que aparece na música “Pipe”, lançada em 2018 no álbum ‘Liberation’, da cantora Christina Aguilera.

Novak Djokovic (tênis)

Um dos integrantes do chamado ‘Big 3’ do tênis, ao lado de Roger Federer e Rafael Nadal, o jogador sérvio é outro grande admirador de hip hop, além de outros gêneros, como house e reggae e atividades como a meditação. Mais do que ouvir seus artistas prediletos, o vencedor de 21 Grand Slam também gosta de arriscar rimas no tempo livre.

Tanto que, em 2009, Nole procurou o também tenista Ivo Karlovic, que já era conhecido por produzir faixas próprias de rap, para montarem um dueto e escreverem canções sobre a vida como atleta e outros temas. No ano seguinte, ele e o croata lançaram a música ‘Moja droga je tenis’, mas o projeto não fez sucesso.

Esses exemplos revelam a íntima relação entre a música e o mundo esportivo. Muitas vezes, as letras e o beat servem como combustível para os atletas, profissionais e amadores, antes de uma partida. Nesse caso, o rap e o hip hop contam com letras intensas de superação e batidas fortes e ritmadas que ecoam mais fundo do que muitos podem imaginar.

Advertisement