Como 50 Cent se tornou rico novamente após declarar falência

Escrito por Fellipe Santos 24/02/2020 às 19:23

50 Cent Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Podemos dizer que 50 Cent ficou rico duas vezes.

Em 2015 o rapper 50 Cent surpreendeu os fãs ao declarar falência. O site The Verge revelou que o rapper de “Straight to the Bank” tinha se “auto-destruído”, abertamente se perguntando: “Como o maior rapper do mundo se tornou falido?”

Enquanto isso, o The Washington Post  – o mesmo jornal que valorizou o patrimônio líquido de 50 em quase meio bilhão de dólares em 2010 – indagou com carinho:  “50 Cent realmente está quebrado?”

Nascido  Curtis James Jackson III em 6 de julho de 1975, 50 Cent teve o grande momento de sua carreira quando ele tinha 28 anos, assinando a com Shady Records, de Eminem, e Aftermath Entertainment, de Dre, por US $ 1 milhão.

Sua estréia em 2003,  Get Rich or Die Tryin ‘, vendeu 872.000 cópias em sua primeira semana e 6 milhões de cópias até o final do ano.

Em 2005, o rapper nascido no Queens estrelou uma biografia de Hollywood com o mesmo nome, demonstrando sua habilidade em outras áreas.

“Muitas vezes é preciso de dinheiro para ganhar dinheiro”, disse ele o rapper em entrevista em 2003. “Depois de adquirir um pouco de financiamento, você pode fazer alguns movimentos.” Mas alguns desses “movimentos” mostraram-se imprudentes.

De  tretas inacabáveis a um escândalo envolvendo uma sextape, veja como 50 Cent deu adeus a milhões de dólares mas conseguiu dar a volta por cima

O Império de 50 Cent


Apesar da tendência para camisas Burberry, sapatos Dior e relógios Audemars Piguet, 50 Cent tinha muito dinheiro para queimar em 2015.

Mais alguns dias antes do rapper de “Big Rich Town” entrar com pedido de falencia, o The New York Times publicou perfil adulador para promover o seu drama de boxe Southpaw, um filme que encontrou 50 Cent pisar em um “papel significativo de apoio” ao lado de Jake Gyllenhaal.

Com a manchete “50 Cent, O homem que renasceu”, a peça cruza um território bem tratado, descrevendo-o como um “ex-traficante de crack que foi baleado nove vezes ” e elogiando seus “instintos comerciais excepcionais”. Na época, ele vendeu mais de 22 milhões de álbuns e estrelou 21 filmes.

Isso sem mencionar sua parceria EFFEN vodka, Power ( a série da Starz que ele protagoniza e também é produtor executivo ), sua  coleção masculina de roupas íntimas de luxo, o jogo de videogame Bulletproof, seu perfume POWER for Men e a marca ” G-Unit “.

Esses ão apenas alguns dos muitos movimentos de negócios que ele fez ao longo dos anos. Fiffty também investiu cedo na Vitaminwater, e supostamente fez entre US $ 60 e US $ 100 milhões quando a Coca-Cola comprou a empresa. Ah, e não vamos esquecer o seu contrato com o Sleek Audio.

Ele saltou de paraquedas em um empreendimento comercial promissor

Houve grandes novidades para os fãs de 50 e para os fãs de música em janeiro de 2011, quando  chegou a notícia de que 50 Cent apoiaria uma “linha de produtos Wireless Hybrid”, criada em parceria com a empresa de eletrônicos Sleek Audio. A linha seria chamada de “Sleek By 50 Cent”. (Motto: “Escape into Your Music “.)

Na época, 50 Cent soava extasiado com a colaboração, e o Presidente e CEO da Sleek Audio, Mark Krywko, parecia igualmente satisfeito em trabalhar com o homem que ele seduziu como “o artista mais famoso do mundo”

Um pequeno problema aconteceu: No meio do projeto, 50 Cent decidiu abruptamente asssinar com outra empresa para produzir fones de ouvido “SYNC by 50”, de acordo com a Vibe.

A Sleek Audio supostamente achava que Fiffty havia violado completamente seu acordo de confidencialidade e o acusou de roubar flagrantemente seu design.

O rapper foi processado e perdeu, o que lhe custou a 50 Cent um valor considerável – US $ 17,2 milhões, para ser exato.

No entanto, 50 Cent não atravessou imediatamente a rua até o caixa eletrônico mais próximo e depositou a grana. Em dezembro de 2014, a TMZ  informou que sua conta bancária pessoal foi temporariamente congelada depois que ele não pagou a sentença.

Um advogado do rapper disse ao site que não se preocupasse, porque a fortuna de 50 Cent era “apropriadamente protegida”. Aquele advogado claramente não tinha ideia do que viria a seguir.

Uma treta de 50 Cent se transformou em um escândalo caro





Entrar em tretas acabou por ser um passatempo caro para 50 Cent, especialmente quando se tratava de Rick Ross. Em abril de 2009, Ross e 50 Cent estavam realizando “ataques verbais e visuais uns com os outros” durante a maior parte do ano.

A treta começou quando Ross lançou “Mafia Music”, que abordou vários assuntos pessoais na vida de 50 Cent, incluindo uma briga pública com Shaniqua Tompkins, a mãe de seu filho mais velho, Marquis, sobre o apoio à criança.

Depois de várias trocas de farpas, 50 Cent supostamente levou as coisas um passo longe demais: em março de 2009 , ele teria vazado uma sextape estrelada pela mãe de um filho de Ross,’ Lastonia Leviston e um ex-namorado dela , totalmente sempermissão.

Fifty supostamente adicionou seu próprio comentário e teve seu rosto sobreposto ao do namorado antes de postar as imagens nas redes sociais. O vídeo foi supostamente uma tentativa de constranger seu rival. O processo que se seguiu foi um banho de sangue e um dreno de dinheiro contra 50 Cent.

De acordo com o New York Daily News,  o rapper foi condenado a pagar US $ 5 milhões por “infligir sofrimento emocional” e “violar seus direitos civis”.

Um artigo posterior do Mirror relatou que 50 Cent foi condenado a pagar a Leviston um adicional de “US $ 2 milhões em danos punitivos”. Ele perdeu muita grana por isso.

Então veio o pedido de falência do rapper 50 Cent




Quando 50 Cent entrou com pedido de falência em julho de 2015, as manchetes presumivelmente se escreveram. “50 Cent tem menos dinheiro na conta do que em seu nome”, zombou a CBS News.

Enquanto isso, o Washington Post qualificou a decisão de “intrigante”, especialmente considerando que a Forbes havia estimado que o patrimônio líquido de 50 seria de  US $ 155 milhões em maio.

Como a CNBC informou, “documentos arquivados no Tribunal de Falências de Connecticut” alegavam que os ativos totais do Fifty estavam em torno de “US $10 milhões a US $50 milhões”.

De acordo com a NPR, o pedido de falência fez com que a Sleek Audio e Lastonia Leviston não conseguissem receber seu dinheiro.

Como disse Leon Bayer, advogado de falência do rapper, “Isso diz a eles que não vão receber um cheque tão cedo, então por que não sentar na mesa de negociações?”. Talvez isso tenha sido uma grande jogada parada não pagar esse tanto de dinheiro.

Em 18 de fevereiro de 2016, 50 Cent foi condenado no tribunal. De acordo com o  The New York Times, os  credores ficaram perplexos com a conta do Instagram de 50.

Uma foto mostrava o rapper sentado ao lado de pilhas de notas de US $100, que soletravam a palavra “BROKE”. Ele assegurou ao tribunal que era “dinheiro falso”, acrescentando: “Só porque eu estou … sentado ao lado do que parece ser grandes somas de dinheiro … não significa que eu possuo tudo nessas fotos.”

No entanto, os credores suspeitaram que as imagens eram “abertamente desdenhosas” e talvez estivessem certas. Mais tarde naquela tarde, 50 postou uma foto no Instagram que mostrava notas saindo de sua cintura.

Mas os US $ 8 milhões que 50 Cent fez em bitcoin salvaram, certo?




Em janeiro de 2018, vários relatos afirmavam que o início de 50 Cent no mundo sombrio da criptomoeda de repente valeu a pena.

O TMZ informou que o rapper havia feito involuntariamente “entre US $ 7 milhões e US $ 8,5 milhões” por causa de uma decisão de negócios fortuito em 2014 para permitir que os fãs comprassem seu álbum Animal Ambition com bitcoin.

Ele supostamente fez cerca de 700 bitcoins em vendas de álbuns, o que permaneceu em sua conta enquanto o valor do bitcoin continuava a subir.

50 Cent ansiosamente alegrou-se no Instagram depois que a notícia foi divulgada. “Nada mal para uma criança do South Side, estou tão orgulhoso de mim”, escreveu ele (via NPR ).  Bem… essa postagem no Instagram agora está apagada e por um bom motivo.

Em 26 de fevereiro de 2018, The Blast revelou que havia adquirido alguns documentos judiciais intrigantes do caso de falência de 50 Cent: naqueles jornais, o rapper reconheceu abertamente que “nunca possuiu e não possui uma conta de bitcoin ou qualquer bitcoin”,de acordo com o seu conhecimento, nenhuma de suas empresas tinha uma conta de bitcoin de 2014 até o presente momento”

O que inspirou 50 Cent a se gabar de uma fortuna que na verdade não existia? “Desde que uma reportagem da imprensa não seja irreparavelmente prejudicial à imagem ou marca, eu normalmente não sinto a necessidade de negar publicamente a reportagem”, explicou ele.

 

Como está a situação financeira do rapper 50 Cent atualmente?




Quer lutar uma batalha perdida? Tente entender a situação financeira do 50 Cent após 2015.

Em 2016, o Complex lamentou: “50 Cent não é mais o milionário extremamente rico que ele já foi”. Se isso for verdade, ele pode ter simplesmente se transformado em outro milionário extremamente rico.

Em agosto de 2015, a Page6ix teve acesso a documentos financeiros compartilhados no tribunal de falências que sugeriu que o rapper tinha cerca de US $25 milhões em ativos (incluindo uma mansão de Connecticut, uma casa em Long Island e outra casa em Atlanta).

Enquanto isso, ele estava enfrentando “US $ 33 milhões em passivos”, a maioria dos quais resultou de seus processos com a Sleek Audio (US $ 18 milhões) e a Lastonia Leviston (US $ 7 milhões).

Isso não significa necessariamente que ele estava quebrado no sentido convencional. De acordo com o The Washington Post, ao dizer que tinha falido, 50 Cent poderia continuar com seus empreendimentos “enquanto ele busca uma reorganização ordenada de seus assuntos financeiros”.

Em julho de 2015, 50 disse à Reuters que a apresentação era uma “jogada de negócios estratégicos”, acrescentando: “Estou certo sobre o meu alvo e não vou me desfazer com base em pequenas coisas”.

Em fevereiro de 2016, o Daily Mail alegou ter “exclusivamente” obtido documentos de falência que implicavam que 50 Cent era “ainda extremamente rico” e mantinha “mais de US $ 64 milhões em ativos” e “US $ 10 milhões em cheques e ações”, enquanto ainda está ganhando US $ 184.000 por mês”.

Como 50 Cent emergiu da falência

Apesar de ter sido obrigado a declarar falência, 50 foi “todo sorridente” no dia em que seu processo de falência terminou em 6 de julho de 2016.

De acordo com o TMZ , ele fez um acordo que o levaria a pagar “US $ 23 milhões” aos credores “ao longo de cinco anos.

“O Sr. Jackson aprecia o novo começo que este processo oferece”, disse seu advogado em comunicado , “e espera continuar o sucesso em suas atividades pessoais e profissionais”.

Mas como alguém poderia pagar uma quantia tão valiosa a tempo? Oh… facilmente. “50 Cent não está mais quebrado”, anunciou a Complex em fevereiro de 2017.

O hitmaker de “Heat” supostamente tirou o escorpião do bolso em fevereiro e pagou US $ 22 milhões, conforme relatado pelo USA Today. Isso significa que ele não apenas satisfez efetivamente seu plano aprovado de cinco anos, como o fez em quatro anos inteiros antes do previsto. A juíza Ann Nevins subsequentemente deu alta em seu processo de falência.

De acordo com a Complex, 50 só precisava desembolsar US $ 8,7 milhões de seu próprio dinheiro.

Os milhões restantes vieram de dinheiro derivado de “um acordo recente de uma ação por negligência legal contra outros advogados”.

Isso porque 50 Cent processou sua equipe jurídica no caso do Sleek Audio, alegando que o escritório de advocacia Garvey Schubert Barer foi responsável por “inúmeras falhas” ao defendê-lo. A empresa finalmente se estabeleceu e desembolsou mais de US $ 14,5 milhões para 50.

Fique rico (de novo) ou morra tentando?




Então, onde isso deixa a fortuna de 50 Cent? De acordo com o Celebrity Net Worth, o patrimônio líquido do rapper é de aproximadamente US $ 30 milhões em 2018.

Mas esse número pode ser impreciso, já que em outubro de 2018, 50 Cent fechou um “massivo acordo com a Starz” que pode valer US $ 150 milhões sozinho de acordo com a Variety.

Isso não significa nada se comparamos com a sua lucrativa turnê de setembro de 2018  para celebrar o 15º aniversário de Get Rich or Die Tryin ‘.

Além disso, em agosto de 2018, 50 lançou  sua marca de champanhe  Le Chemin du Roi,  uma bebida que ele adverte que é “apenas para vencedores”. Cada garrafa supostamente inclui um “emblema banhado a ouro de 14 quilates”, e os clientes podem escolher entre brut (US $ 199), rosé (US $ 325) ou blanc de blancs (US $ 999).

E não se esqueça: 50 Cent pode ainda pagar 200 ingressos para um show do Ja Rule , mesmo que seja apenas para deliberadamente deixar os assentos vazios para sabotar seu inimigo.

Parece que quando você tem tantos fluxos de renda quanto 50 Cent, você pode perder uma ou duas fortunas. Como ele disse ao The Guardian em fevereiro de 2018, “Falência não foi um grande problema para mim. Foi só um desconto, pra me organizar, sabe?”

 

ícone

Recomendados para você