50 Cent revela que dono da Murder Inc rejeitou sua mixtape em 1997

Escrito por Fellipe Santos 06/06/2019 às 16:33

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

50 Cent reflete sobre um momento que gerou comparações com JAY-Z, antes que a Murda Inc fosse sua inimiga número um.

50 Cent é um dos contadores de histórias mais experientes do jogo. Hoje, algumas dessas histórias receberam uma plataforma. Falando com o co-protagonista de Power, Omari Hardwick, 50 se abriu sobre os primórdios de sua carreira musical, levando os ouvintes de volta a 1997. Diante de sua recente participação como “Fofty”, o proverbial rei do Instagram e do cyberbullying lúdico, é fácil esquecer que 50 pode orgulhosamente olhar para trás em uma corrida lendária que ele fez no jogo de rap.

Para aqueles que não sabem, Fif primeiro ganhou as manchetes ao liberar o projeto Power Of The Dollar em 2000, que contou com o icônico single “How to Rob” entre outros sons que dominaram as ruas. É inteiramente possível que ele esteja se referindo a este projeto nesta entrevista, embora em um estado mais esquelético. Em qualquer caso, o rapper levou um momento para refletir sobre a mentoria de Jam Master Jay em sua carreira, Jay-Z, Def Jam e muito mais.

“Quando terminei meu primeiro trabalho, em 1997. Foram onze músicas, e Jam Master Jay pegou cinco ou seis das onze músicas e tocou para a Def Jam. Ele tocou faixas para as pessoas na Def Jam, porque ele tinha o nome de uma gravadora, a JMJ Records, mas estava funcionando como uma produtora, ele produzia a música e então negociava um contrato com a Def Jam. Então, eu nem sequer entendia o negócio da música o suficiente para saber que não era uma gravadora. Quando ele foi tocar a música na Def Jam, eles ficaram tipo “ahhh, você sabe…”

50 revela que Irv Gotti estava entre um dos céticos, embora o par nunca tenha se cruzado antes daquela sessão de audição. “Naquele momento, eu e Irv não erramos rivais. Mas ele disse ‘não, meio que me lembra o Jay-Z.’ Na época, era muito importante você ter seu próprio som e estilo próprio no hip-hop. Um dos sons era uma música que tinha Jam Master Jay riscando os discos, colocando Nas dizendo “de alguma forma o jogo do rap me lembra do jogo do crack.”

No entanto, o enredo engrossa. “Depois que ele tocou o som, o próximo álbum de Jay-Z saiu”, continua 50. “Havia uma música no próximo álbum de Jay-Z, que tinha a comparação direta de que” de alguma forma o rap me lembra o jogo de crack “. Foi o mesmo conceito, a mesma música. Eu pergunei, ‘Yo (Jam Master) Jay, você tocou a música para aquela mano?’ Ele estava tipo, ‘Não, não. [Jay-Z] não estava lá.'”

Apesar de Jam Master Jay dizer a situação como uma confirmação de que 50 estava essencialmente no nível do Jigga Man, isso também aponta para uma semente de animosidade sendo plantada, especialmente dado o envolvimento de Irv Gotti na equação. Infelizmente, o clipe é cortado em torno desse ponto, embora mentes curiosas possam acessar toda a entrevista no podcast POETICS de Hardwick.

ícone

Recomendados para você