6 Álbuns de Kanye West aparecem na lista dos “500 melhores álbuns de todos os tempos” da Rolling Stones

Escrito por Felipe 23/09/2020 às 12:14

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Kanye West é o artista dos anos 2000 com mais álbuns na lista.

A lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone foi publicada originalmente em 2003, com uma ligeira atualização em 2012. Ao longo dos anos, foi o artigo mais lido – e discutido – na história da revista (último ano, segundo a revista, o artigo obteve mais de 63 milhões de visualizações no site). Mas nenhuma lista é definitiva – os gostos mudam, novos gêneros surgem, a história da música continua sendo reescrita. Então eles decidiram refazer a lista de melhores álbuns do zero.

Para isso, eles convocaram a listas dos 50 melhores álbuns de mais de 300 artistas, produtores, críticos e figuras da indústria musical(de programadores de rádio a chefes de gravadoras, como o CEO da Atlantic Records Craig Kallman). O eleitorado inclui Beyoncé, Taylor Swift e Billie Eilish; artistas emergentes como HER, Tierra Whack e Lindsey Jordan do Snail Mail; bem como músicos veteranos, como Adam Clayton e Edge of U2, Raekwon do Wu-Tang Clan, Gene Simmons e Stevie Nicks.

O rapper Kanye West é o único artista dos anos 2000 com mais álbuns listados na lista. O rapper tem ao todo 12 álbuns em sua discografia, e seis deles entraram na lista de melhores de todos os tempos.

O primeiro álbum de Kanye West a aparecer no ranking é o My Beautiful Dark Twisted Fantasy, que aparece na 17° posição. Nosso relacionamento com Kanye West ainda estava em sua fase de amor e ódio quando ele criou a obra-prima de hip-hop mais inspiradora do século 21. É um álbum tão caótico quanto ele era na época – do funk assustador de “Gorgeous” ao beat esmagador de “Hell of a Life.” Após seu fiasco com Taylor Swift no VMA em 2009, West entrou em uma espécie de autoexílio, acabando no Havaí, onde importou um grande grupo de colaboradores que incluía Justin Vernon de Bon Iver, Nicki Minaj e RZA.

Em sessões de gravação que duravam a noite toda, ele alternava entre os estúdios, esculpindo sua música mais maximalista de todos os tempos; “Uma música como‘ Power ’levou 5.000 horas”, disse ele mais tarde, “literalmente”. West puxou de todos os lugares – Elton John tocou em “All of the Lights,” e “Power” com os samples de rock progressivo de King Crimson. O senso de West de suas próprias ambições grandiosas beirava o cômico; durante o processo de composição de “Runaway”, de nove minutos, ele disse ao rapper convidado Pusha T para adicionar “mais babaca” aos seus versos. A faixa resultante abriu com apenas uma única e misteriosa nota de piano antes de formar uma melodia montanhosa e anárquica que incorporou tudo, desde um sample de Rick James a um vocoder que evocou a guitarra de Robert Fripp tocando nos álbuns de Brian Eno.

Outros discos que aparecem na lista são: The College Dropout em 74°, Late Registration em 117°, Graduation em 204°, ‘808s & Heartbreak em 244° e Yeezus em 269°

 

ícone

Recomendados para você