6 curiosidades sobre o Nike Air Jordan 4 “Bred” que chega ao Brasil na próxima semana

Escrito por Fellipe Santos 02/05/2019 às 19:10

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Modelo icônico será lançado novamente em breve.

Jordan Brand definiu o método de contar histórias através de tênis e há mais de três décadas, eles continuam a lembrar ao mundo exatamente quem é e foi Michel Jordan. Uma grande influência no sucesso contínuo da marca e no crescimento futuro é o reconhecimento de datas-chave, momentos e fatos aleatórios.

E o próximo sábado é um ícone repleto de história que é relevante para a grandeza incomparável da carreira de MJ e a mais fases florescentes da cultura sneaker no início dos anos 2000. Antes do tênis Air Jordan 4 “Bred” ser lançado oficialmente no dia 4 de maio, confira os seis fatos rápidos que você pode não ter conhecido até hoje.

O Air Jordan 4 foi projetado por Tinker Hatfield. O lendário designer de tênis não existia desde o início da linha Air Jordan, mas ele entrou durante uma junção importante da parceria. Após o lançamento do Air Jordan 2, Michael considerou deixar a Nike para explorar outras opções. Tinker entrou, entregou o Air Jordan 3, e o resto foi história.

O momento mais icônico na quadra foi a versão “The Shot”, em que Michael Jordan acertou um jumper decisivo sobre Craig Ehlo e os Cavaliers. Foi considerado um dos momentos mais fortes da carreira de Jordan, especialmente considerando que o Cleveland varreu o Chicago Bulls durante a temporada regular – seis jogos a zero. Ele também marcou as primeiras raízes de uma dinastia que levou a seis campeonatos nas seis temporadas completas que MJ jogou nos anos 90.

O Air Jordan 4 “Bred” quase teve respingos de tinta. Esta amostra original de 1989 sugere que a colorway poderia ter recebido uma impressão selvagem com respingos de tinta branca e vermelha, ou poderia ter sido lançado ao lado da versão padrão. Tinker Hatfield e Nike revisitariam mais tarde este tema arrojado para o Air Jordan 8 em 1993.

O apelido real para esta colorway é “Black Cement”. Muito antes de o termo “Bred” ser nomeado para praticamente qualquer Air Jordan original em uma colorway preta e vermelha, os sneakerheads durante a era do fórum da internet se referiam a este modelo como “Black Cement” 4. Devido ao fato de que o Air Jordan 3 também era chamado de “Black Cement”, muitos assumiram que a última palavra era um aceno para a estampa de elefante, mas na verdade era uma referência à tonalidade Cement Grey usada na sola e no revestimento interno.

O Air Jordan 4 “Bred” será lançado pela quinta vez. O original, como você sabe, lançado em 1989. O primeiro retro veio em 1999 em uma caixa de prata e contou com o altamente valorizado Nike Air no calcanhar. Ele não apareceria nas prateleiras das lojas novamente até 2008, durante os lançamentos de um ano de duração do pacote “Countdown Package” da Jordan, mas havia algumas novidades: foi emparelhado com o Air Jordan 19 e o logotipo da Nike Air no calcanhar não estava presente. Em 2012, o tênis retornou mais uma vez com uma caixa  específica do período e um tecido preto.

Uma das referências menos conhecidas da cultura pop do Air Jordan 4 “Bred” veio em 1989, quando um jovem chamado Shawn Carter apareceu em seu primeiro videoclipe – “Hawaiian Sophie” de Jaz-O. Jay-Z foi capturado por uma Polaroid em uma pose usando uma enorme corrente de ouro e o Air Jordan 4. Enquanto uma captura de tela desta imagem circula pela internet há anos, a Polariod desenvolvido originalmente por um ex-assistente de figurino da NBC Studios foi recentemente encontrada pela Jordan.

ícone

Recomendados para você