O relacionamento da comunidade de hip-hop com a aplicação da lei é grande, complicado e, na sua maioria, tenso. Nascido de comunidades empobrecidas com poucas oportunidades, O Hip- Hop sempre sofreu de táticas da policia na tentativa de impedir o seu crescimento. Os policiais se infiltravam na raiz da ação, nos parques, clubes, porões e outros lugares que abrigavam atividades centradas ao hip-hop.
As prisões e assédios a figuras do hip hop se tornaram uma norma e existe até hoje uma policia voltada apenas para o Hip Hop. Desde que ele cresceu a aplicação da lei aumentou e acusou diversos artistas de atividades criminosas que vão desde o narcotráfico, lavagem de dinheiro e prostituições.
Alguns desses artistas realmente estavam envolvidos em grandes problemas, mas muitos deles não tinham nada para ser julgado, o último caso aconteceu com o Rapper J.Cole. Em 2016 O estúdio de gravação do rapper na Carolina do Norte foi invadido por policiais depois de queixas dos vizinhos, a ação foi toda capturada pelas câmeras de segurança do rapper. O incidente, que inspirou a música de Cole “Neighbours”, foi, em última instância, desnecessário e excessivo e foi a última lembrança da história do hip-hop com invasões policiais e como afetaram os artistas e a própria cultura.
Por isso separamos alguns Rapper que já tiveram suas casas invadidas pos ações policiais.
LIL WAYNE
Ethan Miller/Getty ImagesEm 2015 a polícia da Flórida entrou na casa do rapper Lil Wayne em Miami Beach em uma disputa sobre contas não pagas. Autoridades tinham uma ordem para entrar no local para confisco de bens. Segundo o site TMZ, Lil Wayne devia US$ 2 milhões a uma companhia aérea privada
Os policiais, então, apreenderam algumas das obras de arte mais caras que o rapper tinha em casa. Ao todo, Lil Wayne possuia US$ 30 milhões em arte na sua mansão. De acordo com o TMZ, policiais levaram um especialista ao local para valorizar os itens e para que pudessem descobrir o que aproveitar, o Rapper não estava na residência no momento da invasão.
BOBBY SHMURDA
Uma das invasões mais infames que aconteceu no hip-hop foi em 18 de dezembro de 2014, quando o rapper do Brooklyn, Bobby Shmurda, e os membros da GS9 foram presos durante uma batida no Quad Studios em Manhattan, NY, como resultado de uma longa investigação. Foram encontrados 21 armas, cocaína crack e maconha. O incidente arrasou a comunidade do rap, que posicionou Shmurda como uma estrela em ascensão no jogo.
O Rapper foi sentenciando em 4 anos de prisão por posse de armas e depois ainda teve sua pena acrescentada depois de promover contrabando na prisão. Enquanto isso, seus amigos acabaram recebendo penas maiores por outros tipos de envolvimentos.
GUCCI MANNE
Há alguns anos a casa de Waka Flocka Flame em Atlanta foi invadida por policiais depois de ser alvo em uma investigação sobre o local ser usado para prostituição e esconder armas e drogas. E embora Waka Flocka não estivesse em casa no momento da invasão em 16 de dezembro de 2010, o rapper Gucci Mane estava – ele morou com Waka e sua mãe por um tempo. Gucci foi algemado depois que policiais encontraram armas e uma pequena quantidade de maconha no local mas ele seria posteriormente liberado.
A mãe de Waka Flocka também afirmou que a polícia estava à procura de provas de que seu filho estava afiliado a qualquer gangue criminosa.
SOULJA BOY
No dia 15 de dezembro de 2016, a polícia invadiu a mansão de Soulja Boy depois que o rapper começou a ameaçar indivíduos na internet com violência. Na busca foi encontrada uma arma de fogo que, sendo que ele é um criminoso condenado, fazendo com que isso causasse uma violação de sua liberdade condicional, levando à prisão de Soulja.
O Rapper então recebeu 5 anos de liberdade condicional e 240 dias de trabalho comunitário. Ele também não tem permissão para ameaçar ninguém ou possuir armas mortais, nem mesmo uma réplica ou arma de brinquedo, como parte dos termos de seu acordo de culpabilidade.
T.I.
NEW YORK, NY – APRIL 07: Rapper T.I. discusses “T.I. & Tiny: The Family Hustle” with the Bulid Series at Build Studio on April 7, 2017 in New York City. (Photo by Roy Rochlin/FilmMagic)
Em 27 de outubro de 2007, os oficiais da ATF, SWAT doe Fulton County, do PD do condado de Fulton, do PD do condado de Dekalb e da Equipe de Impacto de Crime Violento da ATF / Atlanta Team se uniram para executar uma invasão na casa do rapper T.I depois dele ter supostamente comprado armas ilegalmente através de um dos seus guarda-costas.
T.I se declarou culpado das acusações e foi sentenciado a um ano de prisão, uma sentença relativamente leve em comparação com ao que outros rappers já receberam.
WIZ KHALIFA
Wiz Khalifa não teve sua casa invadida, mas sim seu ônibus de turnê. Em 9 de novembro de 2010 a polícia invadiu o ônibus do rapper enquanto ele estava apresentando no palco, prendendo ele outras nove pessoas após a performance.
Todas as pessoas sob custódia foram acusadas de crimes de tráfico de maconha, uma acusação de manutenção ou armazenamento de maconha e um delito menor de posse de parafernália de drogas. Wiz seria liberado depois de pagar $ 300,000 e as acusações contra ele seriam descartadas em setembro de 2011.
YOUNG THUG
15 de julho de 2015 não foi o melhor dia para Young Thug, pois o rapper seria preso em sua casa em um mandado de prisão. Durante o tempo de sua prisão, sua casa também foi invadida, com oficiais descobrindo drogas e armas nas instalações. Ele foi acusado no dia seguinte de várias acusações de posse de drogas e armas, mas Thugger seria liberado depois de pagar uma fiança de US $ 10.000.
Eventualmente, todas as acusações contra ele foram descartadas após a invasão inicial de sua casa ser considerada ilegal.
J. COLE
J. Cole não é o primeiro rapper que você irá pensar quando se trata de invasões da polícia, mas aconteceu com ele em 18 de março de 2016. Enquanto o MC e sua equipe da Dreamville Records estavam em Austin, no Texas, para o Festival de Música anual SXSW, O estúdio da Carolina do Norte estava sendo invadido por membros armados da equipe SWAT.
O incidente serviu de inspiração para sua música “Neighbours”, de seu álbum de 2016, 4 Your Eyez Only. O ataque, que foi gravado na câmera, mostra 12 membros da equipe SWAT se aproximando da casa e quebrando a porta, com um dos oficiais desarmando a câmera que estava gravando o fiasco. O Local foi invadido depois que um vizinho denunciar o Rapper, Ele acreditava que Cole e os amigos estavam cultivando maconha ou usando a casa como ponto de drogas.
CHIEF KEEF
O ano de 2017 não começou bem para Chief Keef, quando o rapper de Chicago se encontrou com problemas quando foi preso em 26 de janeiro de 2017, por suspeita de assalto à mão armada em conexão com uma invasão domiciliar que ocorreu em San Fernando Vale.
A vítima da invasão, o produtor Ramsay Tha Great, afirma que Keef e um grupo de outros indivíduos invadiram sua casa e o ameaçaram. Ramsay mencionou o rapper por em uma postagem nas redes sociais e acusou ele de roubar dinheiro e um relógio Rolex, além de atacá-lo enquanto uma dos amigos de Keef carregava ameaçadoramente um AK-47.
Depois de identificar Keef como o suspeito em questão, as autoridades obtiveram um mandado de prisão e busca para a casa do rapper, onde ele seria algemado e levado sob custódia, mas seria liberado depois de pagar uma fiança de US $ 500.000. O caso continua em andamento.