Curso gratuito sobre Beyoncé tem matrículas abertas em São Paulo

Escrito por Fellipe Santos 01/02/2019 às 13:23

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Inspirado em iniciativas de universidades internacionais, como Copenhague e Harvard,  o Sesc Carmo está lançando em São Paulo um curso sobre a cantora Beyoncé. Eletem como objetivo mostrar como a cultura pop influência nos modos de vida e tem a política como elemento fundamental.

Durante os encontros, que acontecerão nos dias 7,14 e 21 de Fevereiro, os participantes irão assistir a clipes e apresentações de Beyoncé, enquanto a psicóloga Mayra Ribeiro e o pesquisador Alisson Prando traçam paralelos entre a obra da artista e estudos de filósofas como Angela Davis, Judith Butler e Bell Hooks.

O impacto das últimas produções de Beyoncé, seus dois álbuns visuais “BEYONCÉ” (2013) e “Lemonade” (2015), foi tão expressivo que suscitou a oferta de cursos em universidades ao redor do mundo, como em Copenhage, Harvard e Rutgers, inspirações desta atividade.

Partindo do pressuposto de que a cultura pop funciona como espelho social e político do mundo contemporâneo, o curso “Politizando Beyoncé: raça, gênero e sexualidade” analisa a estética da artista POP, trazendo para reflexão tópicos relacionados à indústria cultural, à dinâmica do espetáculo e ao entretenimento, conectando-os com as clivagens raciais, de gênero e de sexualidade.

Filósofas e teóricas feministas como Angela Davis, Paul Beatriz Preciado, Lélia Gonzalez, Grada Kilomba, Audre Lorde, Judith Butler, Bell Hooks e Achille Mbembe, bem como pensadoras(es) da indústria cultural e do entretenimento serão referências que servirão como bússolas conceituais desse curso.

O curso é gratuito e acontecerá no no Sesc Carmo, das 17h às 20h As inscrições podem ser feitas na unidade ou através do e-mail ([email protected]), enviando nome completo e CPF.

ícone

Recomendados para você