Emissora afasta jornalista que deu informação errada sobre morte de Kobe Bryant

Escrito por Fellipe Santos 31/01/2020 às 15:00

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Matt Gutman noticiou que todas as filhas do jogador estavam no helicóptero que caiu

Apesar de trágica e ter como vítima uma das personalidades mais queridas do mundo do esporte, a morte de Kobe Bryant tornou-se um verdadeiro escarcéu. Pouco tempo após o anúncio de que o jogador estava no helicóptero que caiu na região de Los Angeles, foram muitas as confusões envolvendo pessoas que deram informações erradas e até mesmo celebraram a morte da lenda do basquete. 

Um episódio polêmico, inclusive, envolve a equipe de jornalismo do canal americano ABC. Para quem não se lembra, a emissora foi uma das primeiras a noticiar a morte de Kobe, quando poucas informações haviam sido cedidas pela polícia, o que causou uma série de erros de apuração e até mesmo um anúncio incorreto de que todas as filhas do jogador estavam no acidente. 

A informação incorreta foi noticiada pelo jornalista Matt Gutman, que acabou de ser afastado pela própria ABC sob a justificativa de negligência na veiculação da notícia. “Reportar fatos com precisão é o principal elemento do nosso jornalismo”, disse um responsável pela área da emissora. “Ao saber dos fatos no domingo, a notícia inicial de Matt Gutman não foi precisa e falhou em seguir nossos princípios editoriais. 

O anúncio errôneo da morte de todas as filhas de Kobe Bryant gerou uma série de críticas por parte do público e de pessoas próximas à família do jogador. Como se sabe, junto de Kobe estavam mais oito tripulante, dentre eles sua filha mais nova, Gianna, que também veio a falecer. Em publicação no Instagram, Vanessa Bryant, a esposa do jogador, disse que seu aprendizado de como viver sem a filha e o marido será um longo processo. 

ícone

Recomendados para você