Documentário mostra como Jordan e Iverson solidificaram a influência do Hip Hop na NBA
O rapper Lil Wayne, a lenda do basquete LeBron James e outros foram atletas e cantores foram escolhidos para explorar a histórica relação entre o Hip Hop e a NBA em um novo mini documentário. O curta-metragem foi publicado na última terça-feira (4), sendo uma produção da NBA e o canal TNT, explorando as duas forças culturais que compartilharam uma conexão especial ao longo dos últimos 50 anos.
Além de Lil Wayne e LeBron James, o documentário de quase sete minutos apresenta insights de várias outras lendas do rap e do basquete, incluindo LL COOL J, T.I., Jadakiss, Big Boi, Grandmaster Flash, DJ Jazzy Jeff e Quavo, bem como Steph Curry, Shaquille O’Neal e Carmelo Anthony.
O vídeo começa com Kurtis Blow falando sobre como seu clássico single de 1984, “Basketball”, foi o primeiro registro a unir o mundo do Hip Hop e do basquete. Os convidados também discutem as raízes culturais compartilhadas do Hip Hop e da NBA.
Ícones como Michael Jordan e Allen Iverson solidificaram a influência do gênero na liga nas décadas de 90 e 2000, e como essa “relação simbiótica” evoluiu até os dias atuais. “A maioria dos artistas de Hip Hop quer ser jogadores de basquete; a maioria dos jogadores de basquete quer ser artistas de Hip Hop”, diz T.I. com um sorriso.
Essa não é a primeira vez que a conexão é debatida. O canal de televisão ESPN lançou o programa “The Crossover” em 12 de setembro. O episódio mais recente do programa vai explorar as histórias interligadas do hip-hop e dos esportes.
Segundo a ESPN, “Esportes e Hip Hop são dois pilares da cultura negra que empoderaram uma comunidade para ser ouvida e celebrada em meio à opressão cultural e perseguição política”. Além disso, o documentário foi narrado pelo rapper Busta Rhymes, uma das figuras mais influentes da cena hip-hop, tornando-o a voz perfeita para um documentário tão complexo.
Assista abaixo o mini documentário: