Linn da Quebrada entra no BBB destacando Anastácia, símbolo da resistência contra a escravidão

Escrito por Vinicius Prado 20/01/2022 às 15:56

capa linn quebrada Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Linn chegou com uma camiseta estampada com imagem da mulher icônica

Após 3 dias de programa, Linn da Quebrada finalmente entrou na casa do BBB 22 nesta quinta-feira (21). Já em sua chegada, a cantora e atriz causou impacto pelo look escolhido para passar a primeira impressão ao público. A artista usou uma camisa que faz referência à mulher que foi escravizada Anastácia. Filha de congoleses, Anastácia era uma mulher de rara beleza, que atuava como curandeira em sua comunidade.

Por sempre resistir a ataques e assédios sexuais dos criminosos que a escravizaram, foi amordaçada pelo resto da vida. Anastácia só podia retirar a mordaça para se alimentar. A camisa de Linn da Quebrada, no entanto, mostra a escrava sem a máscara e sorrindo. Em post nas redes sociais, parafraseando o escritor e dramaturgo Yhuri Cruz, que criou a nova imagem da icônica mulher, a equipe de Linn explicou um pouco do que há por trás do look.

“Anastácia Livre é uma viagem no tempo. É voltar ao passado e libertar essa mulher negra escravizada que veio do Congo no século XVIII e foi condenada à mordaça pelo resto da vida por lutar contra um homem branco que a violentou sexualmente. Se tornou a “escrava santa” por sua firmeza, mas refém à uma iconografia colonial. Em Monumento à voz de Anastácia, trabalho que exponho hoje, ergo um monumento à voz dela. Uma voz negra, feminina, de luta pela existência”, dizia o tweet.

A estampa da camisa foi feita pela dupla de estilistas Isac e Katriel, apelidados de Membrana, especialmente para a cantora usar no reality. A camisa da cantora e atriz é estampada por uma arte que ressignifica a imagem de uma mulher escravizada com mordaça, que foi pintada pelo francês Jacques Etienne Arago, em 1817.”Anastácia Livre” é obra do carioca Yhuri Cruz.

Anastácia se tornou símbolo de resistência entre os povos africanos e foi canonizada em religiões afro-brasileiras. “Eu e Lina planejamos isso desde o meio de dezembro. Como alcançar os circuitos midiáticos com uma imagem de liberdade radical?”, disse o artista ao GSHOW.

Veja a entrada de Linn no BBB abaixo:

ícone

Recomendados para você