Seguir

Keep Up to Date with the Most Important News

By pressing the Subscribe button, you confirm that you have read and are agreeing to our Privacy Policy and Terms of Use

Don L afirma ser ‘o melhor’ desde Sabotage e causa debate entre o público

Fotos: João Medeiros | Reprodução/Internet

Don L gerou um enorme debate no cenário do rap nacional.

Estreou nesta quarta-feira (3) o álbum “Sabotage 50, concluindo o ciclo de celebrações do cinquentenário do Maestro do Canão – iniciado em abril de 2023, em parceria da família do rapper com a Som Livre. Entre diversas participações renomadas, encontra-se Don L.

O rapper participa de “Dama Tereza” ao lado de Luedji Luna. Em uma de suas rimas, o artista afirma que é o melhor do cenário do rap nacional desde Sabotage, ressaltando ainda a gratidão por colaborar no novo disco póstumo de um dos principais ícones do movimento hip-hop.

Venho sendo o melhor desde Sabotage / Emblemático participar dessa / Esteja em paz maestro“, canta o autor de clássicos como “Beira de Piscina Remix” e “Aquela Fé” na faixa, gerando uma grande discussão entre os MC’s e público da cultura.

Fotos: João Medeiros | Reprodução/Internet

“A parada do Don, além de ser por ele não ser do eixo, ele é lírico no mais alto escalão, então exige um entendimento do público… Porém, nenhuma mentira [na afirmação”, opinou Chris MC. O fotógrafo e jornalista musical João Medeiros, por sua vez, refletiu o extenso legado de Don L.

“As pessoas realmente não entendem a longevidade do Don L. Em 2007, ele estava lançando um clássico vencedor do prêmio Hutúz; relevante em 2012 com outro clássico na era Cone Crew; RPA Vol. 3 na época do ‘ano lírico e RPA Vol. 2 em 2021”, escreveu João.

Na sequência, o fotógrafo e jornalista questionou qual outro nome foi tão talentoso por tanto tempo. “Amassou Poetas No Topo e Poesia Acústica. Considerando que Racionais MC’s – e, por consequência, Mano Brown – teve um hiato entre 2002 e 2014, fala um rapper que foi tão bom assim por tanto tempo e em tantas gerações diferentes? Não tem”, afirmou.

“Don L, hoje, está na discussão de melhores MC’s do Brasil com BK’, Djonga; quem você quiser colocar… Mas já esteve na época de Kamau, um pouco depois do Black Alien, e com Emicida. Entende?”, acrescentou ele.

Completando seu discurso, João Victor Medeiros citou a rima “never been a nigga this good for this long“, de Jay-Z na track “What More Can I Say“, do “The Black Album“, de 2003. “Surgiram outros excelentes rappers nesse meio tempo, fato, [mas] meu ponto é que não tem nada de absurdo no que o Don afirmou e segue o jogo”, finaliza.