A história por trás da linda música inédita do último desfile de Virgil Abloh

Escrito por Rodrigo Silva 07/12/2021 às 18:00

Capa Virgil Abloh Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

O último show de Virgil Abloh aconteceu e uma série de artistas compareceram para prestar homenagens

O último show de Virgil Abloh na Louis Vuitton aconteceu em Miami apenas dois dias após sua trágica morte, e o evento se tornou uma homenagem ao falecido designer. Como a maioria dos shows de Virgil, a seleção de músicas foi memorável. Benji B, diretor musical da LV masculina e amigo de longa data de Abloh, foi responsável pelo mix de músicas para a playlist da passarela, como a faixa brasileira “Tudo O Que Você Podia Ser” que Kanye West e Pharrell foram vistos curtindo.

A música que atraiu mais atenção, entretanto, era completamente desconhecida. Perto do início do show – na marca de 4:55 da transmissão ao vivo – uma música inédita começou a tocar e parou todos.
“Olhando para trás, para todos os meus anos honestos, parece tão milagroso que todas aquelas luzes brilhantes nos cercaram / Porque as horas, elas não mudam, mas parecem pintadas de ouro para mim”, canta o cantor e compositor de Oxford, Inglaterra, Elmiene em sua música “Golden”, que não estava disponível na internet até que os espectadores encheram a seção de comentários da transmissão ao vivo do LV perguntando onde poderiam encontrá-la.

Capa Virgil Abloh

Foto: Getty Images

A música está atualmente disponível apenas no YouTube, embora ele esteja considerando lançá-la em serviços de streaming no futuro. “Golden” é a primeira música que o jovem de 20 anos já lançou. “É outra coisa, porque é meu primeiro trabalho que lancei para o público”, afirmou ele para a Complex. “Depois de lançá-la no YouTube, eu estava olhando os comentários tipo, ‘O que é essa música tem a ver com essa letra? Estou realmente sentindo isso. ‘E eu vi comentários sobre as pessoas realmente entenderem o que eu estava dizendo, e é outra coisa, porque eu nunca tinha publicado meu trabalho antes. É uma grande honra”.

Elmiene tem cantado por toda a sua vida e só recentemente começou a gravar música, creditando lendas do R&B como D’Angelo e Prince como algumas de suas maiores inspirações, apesar de nunca ter visitado os Estados Unidos antes. Quando ele fez “Golden” pela primeira vez, começou como um poema que ele converteu em uma música no estúdio. Como a natureza espontânea de “Golden” em si, Elmiene e Benji B se conectaram por coincidência por meio de um amigo em comum enquanto trabalhavam no mesmo estúdio em Londres. Quando eles se conheceram, Benji pediu a Elmiene que tocasse no que ele estava trabalhando, e ele imediatamente gravitou em “Golden”.

“Benji ouviu ‘Golden’ e realmente gostou”, diz Elmiene. “E neste ponto, eu não sabia quem era Benji – ele entrou bem vestido, mas eu não sabia quem ele era. Benji gostou muito e depois saiu para uma reunião, voltou e relaxou conosco durante toda a sessão de estúdio. Depois daquela sessão, cerca de cinco dias antes do show de Virgil e antes de Virgil Abloh falecer, Benji estendeu a mão e disse, ‘Você conhece aquela música ‘Golden’? Eu realmente gostei. Eu quero tocá-lo para Virgil e usá-lo para o show da LV’”.

Benji abordou Elmiene sobre o uso de “Golden” para o show final apenas dois dias antes da morte de Virgil, tornando sua inclusão ainda mais adequada. Lindamente nostálgica, a música soa como se tivesse sido feita para a natureza sombria e reflexiva da ocasião. E embora Elmiene não saiba ao certo se Virgil chegou a ouvir “Golden”, o impacto da faixa significativa já está sendo sentido. Neste ponto, Elmiene está apenas tentando absorver tudo. Como “Golden” é sua primeira faixa, este é um território inteiramente novo para o jovem artista e, olhando para o futuro, ele só espera continuar fazendo música que toque as pessoas e venha do coração.

“Se minha primeira música foi bem assim, sinto que melhorei desde então, vou simplesmente continuar trabalhando em meu ofício. Eu sou um iniciante, então tudo é realmente emocionante. Cada vez que entro em estúdio estou cheio de ideias, ainda não cheguei a um ponto que quero parar, então há tantas coisas que quero experimentar. Ter essa primeira música é a garantia de que posso fazer o que amo fazer, me ajudará a continuar melhorando e, com sorte, no futuro, posso sair com um trabalho completo”.

ícone

Recomendados para você