Mais um capítulo escrito por um rapper e o tribunal da internet.
Baco Exu do Blues recebeu uma enxurrada de críticas após o lançamento de “Blackstreetboys”, pelo selo 999, pois contém um verso que diz “Tão genial que Havard procurou o Leozinho pra saber quanto é pra clonar o meus genes. Depois que Jay-z ficou estéril, Beyoncé me ligou perguntando se doo sêmen”.
Baco ficou conhecido por um trabalho mais “pop” com Bluesman. O que me parece é que, com esse novo projeto da 999, ele vai mais na origem das rimas do rap que ele fazia antes e que muitos dos novos fãs não conhecem. Assim como o Emicida já foi apedrejado por quem o ouvia nos primórdios e o julgou de “vendido”, Baco virou refém, porque quis, desse público que quer um “Flamingos” de novo. Todo mundo sabe que ele nunca foi isso. Esse linchamento virtual, comum nos dias de hoje, vai acontecer com todo rapper que quiser agradar o grande público. Arte nunca foi para agradar. O que está acontecendo é um reflexo daquele monte de love song que ele fez, ganhou muito público, mas é um público que não está preparado pra verdadeira essência dele .
Analisando só por uma frase fica estranho, mas o que se entende friamente é que a linha não é literal e nem direcionada ao Jay-z ou a Beyoncé, mas sim direcionada ao público e aos críticos. Expressa muito mais como ele exaltando um prêmio que é dele, se colocando no lugar que ele conquistou com o Bluesman. O rapper está crescendo e está sendo notado por pessoas maiores que nunca pensou ser notado. Basta vê-lo ter conquistado um excepcional prêmio em Cannes. Anos atrás pedia desculpa pro Jay-z por querer chegar aonde o americano chegou, por ter a esposa que ele tem e hoje ele diz que na lista de pessoas com quem a Beyoncé teria um filho ele é o segundo, perdendo “só” pro marido dela, o cara de quem ele sentia tanta inveja pensando.
Agora: temos que respeitar também quem achou que a forma abordada por ele foi desrespeitosa, afinal realmente é uma linha polêmica. Particularmente não acho mais que “Tenho sonhos eróticos com a Beyoncé”, que não gerou tanto alarde. Muitas mulheres, principalmente negras, sentiram no trecho uma objetificação do corpo. Vamos dizer o que? Que elas estão errada em não ter gostado dele falando que a Beyoncé pediu o sêmen dele? De forma alguma. Se elas estão cientes de toda a interpretação e se acharam ofendidas, todo direito e razão delas.
Agora fica a questão: Já maginaram como deve estar o climão na casa dos Carters causado pelo verso do Baco.