A verdade sobre o empresário Scooter Braun

Escrito por Fellipe Santos 23/08/2023 às 15:08

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Nome de Scooter Braun está sendo bastante comentado nos últimos dias.

Scooter Braun, 42 anos, é um dos nomes mais conhecidos nos bastidores da indústria da música. Dono da SB Projects, ele já foi o empresário de gigantes como Kanye West, Ariana Grande, Demi Lovato e Justin Bieber. No entanto, seu nome ficou mais famoso por sua polêmica com Taylor Swift. Agora, surge informações que artistas como Ariana Grande e Demi Lovato estão rompendo contratos com sua empresa, de acordo com fontes da Variety e da Billboard.

A treta Com Taylor Swift

Um dos pontos mais polêmicos da carreira de Braun foi a venda dos seis primeiros álbuns de Taylor Swift. Braun, através da Ithaca Holdings, adquiriu a Big Machine Records, que detinha os direitos desses álbuns. Posteriormente, os vendeu para a Shamrock Holdings, impossibilitando a cantora de recuperar seus trabalhos. A informação sobre a polêmica foi detalhada por fontes próximas ao assunto e veiculada em meios de comunicação como a Variety.

Após a contenda com Taylor Swift, outros artistas também começaram a desvincular-se da SB Projects. Ariana Grande e Demi Lovato são exemplos notáveis, embora ainda não tenham se pronunciado publicamente. Fontes próximas a eles, conforme citado pela Variety, sugerem que as relações entre Braun e os artistas estão deterioradas.

Kevin Mazur/GI da Ithaca Holdings

Divergências Financeiras

Variety também relata que a saída de artistas pode estar relacionada a divergências financeiras. O rendimento pago aos artistas agenciados tem sido significativamente menor em comparação com o que Braun e outros executivos têm recebido, levantando questões sobre a distribuição equitativa dos lucros. Recentemente, Scooter Braun vendeu a Ithaca Holdings para a HYBE America por U$ 1.05 bilhão e assumiu a posição de CEO da empresa sul-coreana. Ele já realizou a aquisição de Quality Control por U$ 320 milhões, aumentando seu controle sobre o mercado da música.

Sua fama não é das melhores na indústria, sendo descrito como rude e egoísta por fontes próximas aos artistas para a Insider. A percepção negativa se estende para além do caso com Taylor Swift, envolvendo outras polêmicas, como seu relacionamento tumultuado com Kanye West em 2018.

Por Que Kanye West Demitiu Scooter Braun?

Kanye West, um dos primeiros grandes nomes associados a Braun, também rompeu seu contrato com o empresário. Em 2018, Kanye tuitou que não podia mais ser gerenciado e que ele era “cliente de ninguém”. O rapper afirmou que Braun não estava disposto a trabalhar em tempo integral para a sua marca de vestuário Yeezy, que segundo Kanye, estava a caminho de se tornar uma decacórnio, ou seja, uma empresa avaliada em 10 bilhões de dólares.

Enquanto Braun se distancia da gestão da SB Projects e se foca em sua nova posição como CEO da HYBE America, os rumores continuam. Resta a ser visto se ele conseguirá reverter o estigma e manter seu império intacto ou se as controvérsias continuarão a corroer sua influência no mundo da música.

ícone

Recomendados para você