Adidas anuncia fim de parceria com Kanye West após comentários antissemitas do rapper

Foto: Twitter @adidas

Parceria entre Kanye e Adidas chegou ao fim.

A Adidas anunciou nesta terça-feira (25) que encerrou sua parceria com o rapper Kanye West. O fim da parceria se deu após comentários antissemitas que o rapper fez nas redes sociais e em entrevistas.

“A adidas não tolera antissemitismo e qualquer outro tipo de discurso de ódio. Os comentários e ações recentes de Ye foram inaceitáveis, odiosos e perigosos, e violam os valores da empresa de diversidade e inclusão, respeito mútuo e justiça. Após uma revisão completa, a empresa tomou a decisão de encerrar a parceria com Ye imediatamente, encerrar a produção de produtos da marca Yeezy e interromper todos os pagamentos a Ye e suas empresas. A adidas interromperá o negócio com a Yeezy com efeito imediato.” diz um trecho da nota.

Segundo a Adidas, o fim da parceria terá um impacto negativo de curto prazo de $ 250 milhões de lucros líquidos até o final do ano. Ela também revelou que é a única proprietária de todos os direitos de cores e designs dos produtos criados com a parceria, indicando que ela deve relançar os modelos em um futuro com um novo nome, mas isso só será revelado depois, veja a nota em inglês clicando aqui.

A pressão sobre a Adidas terminar a parceira com Kanye aumentou neste fim de semana depois que um grupo de neonazistas colocou faixas na rodovia 405 em Los Angeles dizendo “Kanye está certo sobre os judeus”. No início deste mês, depois que Kanye West usou uma camisa “Vidas Brancas Importam” em público, a Adidas disse que estava revisando sua lucrativa parceria com sua marca Yeezy. “Após repetidos esforços para resolver a situação de forma privada, tomamos a decisão de colocar a parceria sob revisão”, disse a fabricante de roupas em comunicado. “Continuaremos a co-gerenciar o produto atual durante este período.”

Desde essa declaração, Kanye saiu e atacou os judeus explicitamente em declarações públicas chocantes, tornando-se a figura pública abertamente antissemita mais proeminente em uma geração.

Sair da versão mobile