Adidas do Reino Unido recebe críticas após publicar tweets racistas e ofensivos

Escrito por Fellipe Santos 02/07/2019 às 17:36

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Os tweets foram gerados automaticamente.

A Adidas do Reino Unido entrou em um monte de problemas no Twitter ontem, quando fez uma campanha para promover suas novas camisas de futebol do Arsenal. Essencialmente, qualquer um que curtisse o Tweet sobre as camisas seria respondido com uma foto de uma camisa personalizada com um link para compra.

Como você pode imaginar, alguns trolls do Twitter decidiram tirar proveito disso fazendo contas racistas e desprezíveis no Twitter, que acabaram sendo retuitadas pela conta oficial da Adidas no Reino Unido. Esses tweets foram gerados automaticamente para que o algoritmo não pusesse fim ao que estava acontecendo.

https://twitter.com/ZachAJacobson/status/1145883221994831872

As manipulações racistas do Twitter variavam de insultos anti-semitas ao uso da palavra “nigga”. Os usuários do Twitter imediatamente sinalizaram o problema, embora a conta tenha demorado um pouco antes de começar a excluir todas as respostas.

A Adidas respondeu à controvérsia com uma declaração à CNN, dizendo: “Como parte do nosso lançamento em parceria com o Arsenal, fomos informados sobre o abuso de um mecanismo de personalização do Twitter criado para permitir que fãs entusiasmados tenham seu nome na parte de trás da nova camisa. Devido a uma pequena minoria que criou versões ofensivas disso, desativamos imediatamente a funcionalidade e a equipe do Twitter estará investigando.”

Uma situação semelhante aconteceu com os Montreal Canadiens da NHL há alguns anos, o que levou a uma tonelada de críticas também.

 

ícone

Recomendados para você