Adidas e Seleção da Bélgica lançam uniforme em homenagem ao personagem ‘Tintim’

Escrito por Rodrigo Costa 15/03/2024 às 12:42

Foto: Divulgação

Bélgica fez homenagem em seu uniforme pela terceira vez.

Buscando unir o futebol com a cultura pop, a Adidas lançou o novo uniforme da Bélgica. Inspirada no personagem Tintim de “As Aventuras de Tintim“, a camisa reserva tem tom azul-claro. Essa é a terceira vez que a seleção usa o uniforme para homenagens.

Na Eurocopa de 2016, a coleção fez referência ao ciclismo, esporte em que o país se destaca mundialmente. Já na Copa do Mundo de 2022, se inspirou nos fogos de artifício do festival Tomorrowland.

“Ao utilizar uma cor que não está em sua bandeira, a seleção belga também marca um novo tempo e cria uma coleção única e histórica para seus torcedores, cidadãos e fãs de Tintim por todo o mundo”, conta o gerente de criação da agência End to End, Jorge Rocha.

Fotos: Reprodução/Internet

O personagem da cultura popular belga conquistou notoriedade mundial pelas histórias que vive ao lado de Milu, seu cachorro e escudeiro. As criações são do escritor e desenhista belga Georges Prosper Remi, conhecido como Hergé.

Em formato de quadrinhos, elas eram publicadas em semanários. Em seguida, as edições foram reunidas em 24 livros. Devido ao grande sucesso, Tintim recebeu uma publicação própria em revista e teve adaptações para teatro e cinema.

As histórias já foram traduzidas para 50 línguas e tiveram mais de 200 mil cópias vendidas, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

Além da Bélgica, a Adidas também apresentou os uniformes de Alemanha, Escócia, Espanha, Itália, País de Gales e Hungria para a Eurocopa, que se inicia no dia 14 de junho na Alemanha.

“Os fabricantes de material esportivo pagam valores cada vez mais altos pelo direito de comercializar os uniformes de clubes e seleções, e precisam a cada ano rentabilizar esse direito, e naturalmente, buscam cada vez mais, elevar o número de potenciais compradores dessas peças”, diz o CCO da Roc Nation Sports no Brasil, Thiago Freitas.

Recomendados para você

Sair da versão mobile