Advogado de Kanye West utiliza documentário como prova de que o rapper não deve pagar por sample

Escrito por admintemporary 28/06/2023 às 08:53

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Kanye West está usando um documentário para provar que não deve pagar pelo sample.

O rapper Kanye West está enfrentando um processo judicial após ter sido revelado que ele utilizou um sample não autorizado do Boogie Down Productions na música “Life of the Party”, faixa presente em seu álbum de 2021, chamado “Donda”. No entanto, os advogados de West afirmam que o grupo de rap já havia declarado anteriormente que outros artistas estão livres para usar sua música como sample, chegando a dizer, em determinado momento, “Você não será processado”.

Os advogados de West mencionaram um documentário de 2006 intitulado “The Art of 16 Bars” (A Arte dos 16 Compassos). No filme, KRS-One, fundador do Boogie Down Productions, afirma: “Eu ofereço a todos os MCs o meu catálogo completo. Você não será processado se samplear uma música do KRS-One ou fizer uma interpolação de minhas letras, qualquer coisa. Meu catálogo completo está aberto ao público”. O documentário está atualmente disponível no YouTube.

Os advogados de Kanye West solicitaram a um juiz de Manhattan que encerrasse o caso. Eles afirmam que, devido à citação no documentário, “MCs de todo o mundo” possuem os direitos sobre seu trabalho. O suposto sample ilegal usado por West foi originalmente ouvido na música de 1986 “South Bronx”. A música fazia parte do álbum de 1987 do Boogie Down Productions, intitulado “Criminal Minded”.

CAPA Kanye West

Os advogados de West alegam que a Phase One Network agora deve provar que eles realmente possuem os direitos da música do Boogie Down Productions. Em sua ação judicial, que foi apresentada em novembro de 2022, a Phase One Network afirmou: “Apesar de não ter sido autorizada a utilização de ‘South Bronx’ na faixa infratora, a faixa foi reproduzida mesmo assim”.

Os advogados de West afirmaram que o rapper de fato pretendia ter a faixa autorizada, acrescentando: “O uso de ‘South Bronx’ pelo réu ao criar a faixa e samplear ela, era de entrar em contato com o detentor da licença para aprovação, como evidenciado por tal ato, é indiscutivelmente uso justo”.

Em 2022, Kanye foi processado duas vezes por uso ilegal de samples, sendo o caso do Boogie Down Productions o terceiro processo do rapper desse tipo desde 2022. West foi processado por David P. Moten, um pastor no Texas, por usar um trecho de seu sermão na música “Come to Life” em maio de 2022.

Apenas um mês depois, West foi processado novamente por usar uma parte da música de 1986 “Move Your Body”, de Marshall Jefferson, em sua faixa intitulada “Flowers”. Além disso, West já havia sido processado várias vezes antes de 2022 pelo mesmo motivo.

Confira abaixo.

The Art of 16 Bars (Full Documentary)

Kanye West - Life Of The Party

ícone

Recomendados para você