AIR: Conheça a história que o novo filme se inspira

Escrito por Rodrigo Silva 22/04/2023 às 17:55

Capa Michael Jordan
Foto: Reprodução

A Air Jordan tem uma história rica que ganhou destaque no filme “AIR”.

Um dos maiores nomes do mundo dos tênis não é outro senão Air Jordan. Claro, esta é a linha de tênis de assinatura de Michael Jordan – o maior jogador de basquete de todos os tempos. No geral, a linha tem 37 modelos de assinatura diferentes. Além disso, possui milhares de cores que chegaram às casas dos consumidores em todo o mundo. Neste ponto, Air Jordan é um nome familiar, e com o filme “AIR” recebendo ótimas críticas, isso é especialmente verdade.

Este novo filme é estrelado por nomes como Matt Damon e Ben Affleck. Damon interpreta Sonny Vaccaro, enquanto Affleck interpreta Phil Knight. AIR conta a verdadeira história de como Knight e Vaccaro fizeram de tudo para contratar Michael Jordan para a Nike. Embora Jordan fosse uma grande estrela na UNC, ninguém sabia o quão bom ele seria na NBA. No entanto, Sonny e Phil tinham um pressentimento de que Michael seria uma superestrela transcendente.

Foto: Divulgação/NBA

Consequentemente, eles queriam dar a ele um tênis próprio, o que era inédito na época. Enquanto Jordan permaneceu relutante em assinar um contrato, sua mãe finalmente o convenceu depois de dizer que ele poderia assinar um acordo de royalties. Posteriormente, Michael assinou um contrato de cinco anos no valor de $ 2,5 milhões.

Quando MJ assinou pela primeira vez com a Nike em 1984, ele usava o Nike Air Ship em seus primeiros jogos. Na época, o Air Jordan 1 ainda não havia sido desenvolvido pelo designer Peter Moore. No entanto, eventualmente, Jordan recebeu seu novo tênis, que acabou mudando a indústria de tênis para sempre. Além disso, esse esquema de cores “Chicago” rapidamente se tornou icônico e o modelo para todas as outras cores da OG Air Jordan.

A partir daí, Moore se uniu a Bruce Kilgore no Air Jordan 2. Um modelo subestimado que começa a ganhar muito mais brilho agora. Porém, é importante notar que após o lançamento deste tênis, Michael Jordan ficou frustrado com a Nike e esteve muito perto de deixar a marca por completo. No entanto, veio Tinker Hatfield com o projeto do Air Jordan 3. Depois de mostrar a Jordan seus planos para toda uma linha de produtos ligados ao tênis, MJ decidiu ficar. A partir daí, o resto foi história, pois Hatfield continuou a projetar os tênis de Michael até o Air Jordan 15 de 1999.

Recomendados para você