A construção do projeto de US$ 6 bilhões começa no próximo ano.
Akon anunciou nestaa segunda-feira que sua cidade autointitulada, Akon City, no Senegal começará a construção no próximo ano, de acordo com a Associated Press. Akon vem discutindo a ideia desta cidade há anos, a descrevendo como um “Wakanda da vida real”. O cantor planeja torná-la a cidade mais avançada tecnologicamente da África e uma espécie de santuário para os negros, que enfrentam injustiça racial e discriminação em qualquer outro lugar para onde vão. “O sistema os trata injustamente de tantas maneiras diferentes que você não pode imaginar. E eles só passam por isso porque sentem que não há outro jeito ”, disse ele.
Tendo nascido nos Estados Unidos, o cantor de sucesso com singles no topo das paradas como “Smack That” e “Locked Up” visitou o Senegal com frequência durante sua infância, familiarizando-se com as condições difíceis que os habitantes locais enfrentam. Falta de eletricidade, inundações sazonais, fome e pobreza são alguns dos problemas que pesam sobre os quase 50% dos cidadãos senegaleses que vivem nas áreas rurais.
Cansado de apenas expressar insatisfação com as condições estagnadas de seu país, o cantor de R&B fundou a Akon Lighting Africa em 2014, uma organização que fornece eletricidade por meio de energia solar em áreas rurais. Desde seu lançamento, há seis anos, a empresa agora possui operações em 14 países, incluindo Níger, Guiné e Serra Leoa.
Embora o ambicioso plano de Akon ainda não tenha garantido os US$ 6 bilhões em fundos necessários para que seja cumprido, o cantor viajou com funcionários do governo para os campos gramados em Mbodiene na segunda-feira e supostamente já acumulou um terço dos fundos necessários para fazer a Akon City. A cidade é uma realidade, embora ele tenha se recusado a revelar quem são seus investidores.
Algumas características notáveis da cidade incluem um hotel com quartos decorados para representar os 54 países da África, sua própria criptomoeda chamada Akoin e arquitetura surrealista por toda parte. O povo de Mbodiene está grato por ver Akon cumprir suas promessas de elevar seu povo e está em êxtase com o que está por vir.