“Sobrevivendo no Inferno” do Racionais MC’s é eleito um dos melhores álbuns brasileiros da história

‘Sobrevivendo no Inferno’ é uma das bíblias do rap nacional

Nesta semana, alguns renomados nomes que trabalham com música assumiram a difícil missão de escolher o melhor disco brasileiro já lançado na história.. A escolha foi feita por 162 especialistas de áreas ligadas à produção musical, entre eles jornalistas, podcasters, músicos, produtores e youtubers. Todos eles foram ouvidos pela equipe do podcast Discoteca Básica.

O resultado da votação para os 10 melhores álbuns deu o título ao o disco Clube da Esquina, de Milton Nascimento e Lô Borges, lançado em 1972. Quem também marcou presença nesta honrosa lista foi o clássico do rap nacional “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais Mc’s , que foi lançado em 1997, que acabou ocupando o nono lugar neste ranking.

capa racionais
Divulgação

Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay criaram uma obra tão forte que se tornou modelo, a “Bíblia”, do rap nacional. Além de posicionar e virar referência musical, p álbum também virou livro que desmistifica algumas teorias. Esse é conhecido como o “disco evangélico dos Racionais”, mas apesar de símbolos como a cruz na capa, a religiosidade apresentada na obra não é tão simples assim.

Em 2018, a Unicamp divulgou a lista com os nomes das obras obrigatórias para o vestibular 2020. Na lista, o álbum “Sobrevivendo no inferno” do grupo Racionais Mc’s se destacou como uma das obras exigidas, não apenas por se tratar de um álbum musical que nos ensina ritmo e poesia, mas também por nos trazer raps cujas letras nos ensinam história, política, racismo, exclusão social e a luta por direitos.

Confira o top 10 entre os 500 escolhidos:

1- Clube da Esquina (1972) – Milton Nascimento e Lô Borges
2- Acabou Chorare (1972) – Novos Baianos
3- Chega de Saudade (1959) – João Gilberto
4- Secos & Molhados (1973) – Secos & Molhados
5- Construção (1971) – Chico Buarque
6- A Tábua de Esmeralda (1974) – Jorge Ben Jor
7- Tropicália ou Panis et Circencis (1968) – Vários artistas
8- Transa (1972) – Caetano Veloso
9- Sobrevivendo no Inferno (1997) – Racionais MC’s
10- Elis & Tom (1974) – Elis Regina e Tom Jobim

Sair da versão mobile