Amigos e colaboradores de Basquiat criticam campanha da Tiffany com JAY-Z e Beyoncé

Jay-z e Beyoncé estrelaram o anúncio com peças raras

Jay-Z e Beyoncé estrelaram uma campanha da Tiffany & Co. no último mês que tem gerado polêmica. O anúncio apresenta uma pintura de Basquiat chamada “Equals Pi”. A peça não era vista há anos antes da Tiffany’s lançá-la em seu comercial. A ideia de Jay-Z e Beyoncé com um Basquiat raro parecia uma ótima ideia, no entanto, alguns dos velhos amigos e colegas do artista não ficaram entusiasmados com o anúncio.

“Eu tinha visto o anúncio alguns dias atrás e fiquei horrorizado”, disse Alexis Adler ao The Daily Beast. Adler viveu com Basquiat de 1979 até 1980 e afirma que a comercialização e a mercantilização de Jean e sua arte neste momento não é realmente o que Jean gostava: “Infelizmente, os museus chegaram tarde à arte de Jean, então a maior parte de sua arte está em mãos privadas e as pessoas não conseguem ver essa arte, exceto para as exposições”, continuou Adler.

“Por que mostrá-la como um acessório de um anúncio? Empreste para um museu. Em uma época em que havia poucos artistas negros representados em museus ocidentais, esse era seu objetivo: chegar a um museu”, detalhou.

Stephen Torton, que misturou tintas e ajudou Basquiat, também falou sobre o fato em seu Instagram. “Eu era assistente de Jean Michel Basquiat“, escreveu ele. “Desenhei e construí macas, pintei fundos, colei desenhos na tela, fui motorista, viajei muito, falei livremente sobre muitos assuntos e trabalhei horas intermináveis ​​lado a lado em silêncio. A ideia de que esse fundo azul que eu misturei e apliquei estava na qualquer forma relacionada a Tiffany Blue é tão absurda que a princípio optei por não comentar”, falou.

Equals Pi foi vendido pela família Sabbadini para a Tiffany’s. A marca estava supostamente interessada na peça por causa da tonalidade Robin Egg Blue que a empresa também usa.

A campanha foi um sucesso. Ao som de “Moon River” tocado no piano e interpretado em voz por Beyoncé, os dois também apresentaram ao mundo pela primeira vez o famoso “Diamante da Tiffany”, uma pedra preciosa de 131.88 quilates que já foi usada por ícones da moda em outras campanhas da Tiffany’s (Audrey Hepburn, Lady Gaga e Mary Whitehouse entre elas), mas nunca havia sido exposto na TV ou usado por uma mulher negra.

Confira abaixo o desabafo de Stephen Torton:

Sair da versão mobile