As 13 camisas mais bonitas da Copa do Mundo FIFA 2022

Escrito por Vinicius Prado 14/10/2022 às 23:38

Foto: Divulgação

Nike, Adidas e PUMA são as marcas de mais destaque na Copa do Mundo 2022.

O maior torneio do maior esporte do mundo está de volta. A Copa do Mundo FIFA do Qatar 2022 receberá o Brasil e mais 31 seleções de todo o mundo em busca da glória eterna de novembro a dezembro. Mas não é apenas a imortalidade esportiva que está em joga em um evento deste tamanho e importância mundial.

Enquanto muitas camisas desaparecerão no anonimato, algumas camisas vão viver para sempre na moda e na mente dos fãs. E as marcas, principalmente Nike, Adidas e PUMA, estão muito interessadas nisso. Lil Baby cantou “Everybody Wants to Rule the World” na música da Copa do Mundo deste ano em parceria com a Budweiser. Mas quando se trata da supremacia das camisas no torneio deste ano, apenas algumas seleções poderão dominar o mundo com suas camisas.

Houve uma série interessante de tendências que vimos nos designs dos uniformes de 2022, agora que todos finalmente foram revelados. Então, depois de analisar cuidadosamente cada opção disponível de uma variedade de fabricantes, algumas coisas importantes se destacaram.

Os uniformes de visitante de 2022 são sem dúvida melhores e mais usados desta vez, com Adidas e Nike puxando essa tendencia com seus designs este ano, com detalhes bem cuidados, surpresas e estética alternativa marcante. Inovação e engenhosidade definitivamente estiveram na pauta deste ano.

Pensando neste hype que a Copa do Mundo traz para a cultura da moda em geral, o site Hypebeast montou uma lista das 10 melhores camisa que estão no esperado torneio e nós do RAPMAIS adicionamos algumas das nossas favoritas também. Confira abaixo!

Bélgica (adidas)

O uniforme número 2 da Bélgica é a primeira camisa na história da Copa do Mundo criada em parceria com um festival, o Tomorrowland. Apresentando uma assinatura “LOVE”, bem como uma estampa gráfica ousada inspirada nos famosos fogos de artifício do Tomorrowland, o simbolismo da camisa representa os valores de diversidade, igualdade e inclusão que a federação e o festival representam. Não é um protesto contra o Qatar tão óbvio quanto o uniforme da Dinamarca, mas é bem feito.

Brasil (Nike)

Se você tivesse que descrever os uniformes do Brasil para este ano em uma palavra, “vibrante” seria uma escolha adequada. O estilo “Ginga” do futebol brasileiro é dinâmico e bonito, mas nas Copas do Mundo passadas a seleção manteve uma fórmula relativamente simples – compreensivelmente, já que os tons amarelo, azul e verde do país são alguns dos mais reconhecíveis em todo o futebol. No entanto, o uniforme número 2 deste ano é tão ousado quanto possível. O corpo azul brilhante é adornado com estampa de onça verde florescente nas mangas, que, além de dar um visual marcante, acena para a beleza natural do Brasil e a força selvagem de seu elenco.

Croácia (Nike)

A Croácia tem um estilo xadrez em todas sua camisas, com a nação abençoada com um dos designs mais icônicos de todos os tempos. Mas você viu o que a Nike fez com seu uniforme 2 para 2022? Distorcendo o padrão clássico do país com desfoque de movimento, os xadrezes azuis claros percorrem o ombro esquerdo – e ao longo dos braços na versão de manga comprida. A camisa se parece com algo que seria feito pela Off-White™.

Dinamarca (Hummel)

A marca dinamarquesa Hummel, que produziu as camisas, fez a seguinte declaração no lançamento da peça que faz um protesto contra o país que é sede da Copa:

“Não queremos ser visíveis durante um torneio que custou a vida de milhares de pessoas. Apoiamos a seleção dinamarquesa o tempo todo, mas isso não é o mesmo que apoiar o Catar como nação anfitriã”. Esses comentários vêm após anos de críticas que tanto a FIFA quanto a federação do Catar receberam devido às condições de trabalho durante a construção dos estádios.

Esteticamente falando, as camisas simples têm sido as favoritas dos fãs do futebol e todas as três da Dinamarca certamente se encaixam perfeitamente em qualquer elogio.

Inglaterra (Nike)

A Inglaterra teve alguns uniformes icônicos ao longo dos anos. No entanto, a mais recente camisa 2 da Inglaterra é uma mistura do antigo e do novo, tornando ela um dos designs mais exclusivos da Nike Football dos últimos tempos.

O kit se inspira na energia jovem do atual time principal com seu esquema de cores “Blue Void”, ao mesmo tempo em que lembra a camisa da Inglaterra lançada em 1998, usada por nomes como David Beckham, Owen e Paul Scholes. O novo kit também apresenta uma nova gola, bem como um gráfico abstrato de três leões quando a gola é aberta.

França (Nike)

Já houve uma camisa da França ruim? (A resposta é sim, mas raramente acontece). Enquanto os franceses, claramente, são muito bons no futebol, sua história na moda é indiscutivelmente inigualável.

Os dois uniformes para este são lindos A camisa principal é clássica e com detalhes em dourados que agradam a realeza. De longe, a camisa 2 parece branca mas após uma inspeção mais detalhada, um padrão tradicional de Toile de Jouy começa a surgir – onde aparecem cenas da Revolução Francesa e marcos nacionais como o Arco do Triunfo.

Japão (adidas)

O Japão tem uma grande história de vestir os kits mais populares em grandes torneios. Lembre-se das Olimpíadas de 2020, onde o país apresentou sua camisa “Grande Onda”, por exemplo. Mas, esta última camisa da Copa do Mundo pode ser o melhor uniforme do país até agora. Mais uma vez se conectando com a adidas no design, esta última camisa do Japão se inspira na arte tradicional de dobradura de papel de origami que fez parte da cerimônia de encerramento da Copa do Mundo há 20 anos em Yokohama.

México (adidas)

Repetidamente, o México nos presenteia com uniformes que fazem referência à sua orgulhosa herança asteca. Para muitos torcedores, o uniforme de 1998 tem um lugar especial na história da Copa do Mundo. É provável que a camisa visitante de 2022 faça o mesmo. Apresentando um logotipo recém-redesenhado em cima de uma base bege, a adidas fez este design com uma estampa toda cor de vinho inspirada na arte mixteca e divindades astecas, como Quetzalcoatl, cujo corpo de serpente é estampado com destaque no centro.

Coreia do Sul (Nike)

Quando se trata de diversão na Copa do Mundo de 2022, nenhum outro kit se compara ao uniforme 2 da Coreia do Sul. Suas listras e listras multicoloridas lembram a arte abstrata e os fogos de artifício em medidas iguais, criando um visual alegre com muito toque dos anos 90. No entanto, há um significado mais profundo por trás dos gráficos impressionantes: as listras azuis e vermelhas são uma saudação a Taegeuk, o símbolo no centro da bandeira coreana que representa o equilíbrio entre a terra (vermelho) e o céu (azul).

Argentina (adidas)

Um dos destaques desta Copa do Mundo será a camisa 2 da seleção argentina.. Em tons roxos e azulados, o uniforme teve Lionel Messi e Julian Álvarez, recentemente contratado pelo Manchester City, como garotos propaganda da marca. “A camisa do segundo uniforme da Argentina é inspirada no orgulho da nação e sua busca por um mundo mais igualitário. Os tons violáceos vibrantes representando a igualdade de gênero combinam-se com elementos visuais flamejantes, remetendo ao icônico Sol de Maio da bandeira nacional”, afirmou a marca.

Nigéria (Nike) – Menção Honrosa

Desta vez, o manto da Nigéria não será visto na Copa do Mundo do Catar, já que a seleção falhou na classificação pelas eliminatórias. Mas novamente a Nike aposta em designs bastante extravagantes para a equipe africana e faz mais uma vez as duas camisas da seleção estarem entre as mais bonitas do mundo. As camisas trazem um design bastante chamativo com diversos elementos característicos da cultura local.

 

Recomendados para você

Sair da versão mobile