Uma investigação conjunta conduzida pelo Gabinete do Xerife do Condado de Kern, com a assistência do Departamento de Peixes e Vida Selvagem da Califórnia, e pelo FBI encontrou e destruiu US$ 1 bilhão em plantas de maconha cultivadas ilegalmente. Cerca de 4 milhões de dólares da erva com o câmbio atual.De acordo com a CNN, a equipe seguiu através de mandados de busca para 11 campos na área de Arvin, cerca de 100 milhas ao norte de Los Angeles, num total de 459 acres de terra. Unidades de narcóticos do escritório do xerife “apreenderam e destruiram” cerca de 10 milhões de plantas de maconha.

As plantas estavam sendo cultivadas sob o véu da produção legal de cânhamo; no entanto, o Código de Alimentos e Agricultura e o Código de Saúde e Segurança limitam as porcentagens de THC dessa designação a menos de 0,3%. Essas plantas estavam muito acima disso. Existe uma isenção de pesquisa “se esse cultivo ou posse contribuir para o desenvolvimento de tipos de cânhamo industrial que atendam ao limite de três décimos de 1% de THC estabelecido nesta divisão”, mas que também não parece se aplicar aqui.

O escritório do xerife do condado de Kern escreveu em um post no Facebook: “Testes preliminares mostraram que os níveis de THC nesses campos estavam muito acima do limite legal para a produção industrial de cânhamo e eram de fato maconha. A investigação está em andamento”.