Baile da DZ7 vem sendo impedido devido às extensivas interferências da Polícia.
Incontestavelmente, o Baile da DZ7 é um dos maiores movimentos culturais da capital de São Paulo, reunindo milhares de pessoas nas ruas há mais de uma década e movendo a economia local, além de ser responsável por revelar grandes talentos do funk nacional.
Entre os nomes, estão destaques como MC Daniel e DJ Roca, que no início do ano teve a faixa “Faz Macete 3.0“, em parceria com o DJ Vitinho, sampleada pelo icônico rapper americano Kanye West no álbum “Vultures” em colaboração com Ty Dolla Sign.
Apesar da importância e relevância, o evento vem sofrendo com ações policiais abusivas há bastante tempo, mas que tem se intensificado nos últimos meses no bairro de Paraisópolis, localizado na Zona Sul da cidade. Em 2019, foi alvo de um massacre que causou a morte de 9 pessoas durante uma operação que durou menos de 30 minutos.

E, recentemente, as ações têm ocorrido justamente aos finais de semana, quando o baile acontece – impedindo a realização do mesmo. Relatos de moradores informados pela revista digital Lista Preta mostram que as autoridades costumam preparar operações que fecham as ruas da festa cultural com a justificativa do “combate ao tráfico e a violência”.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, cidadãos alegam que os policiais invadem suas casas e os tratam violentamente, causando desconfiança que os acontecimentos tenham fins políticos para criar a imagem do ‘efetivo combate ao crime’. Enquanto isso, a economia local vem sendo altamente afetada, já que mais de 60 moradores trabalham semanalmente na DZ7 e tiram a renda do baile.
Em julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto de lei que estabeleceu o dia 12 do mesmo mês como o Dia Nacional do Funk, reconhecendo o papel cultural que o gênero musical carrega, e sabe-se que o Baile da DZ7 tem grande contribuição para isso, chegando até mesmo a ser mencionado no documento de tramitação.
Veja abaixo:
VOCÊ PRECISA SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO BAILE DA DZ7
— Lista Preta (@listapreta) August 12, 2024
VIOLÊNCIA POLICIAL, PRIVAÇÃO DE ACESSO À CULTURA E MUITO MAIS…
🧶 pic.twitter.com/foNP5gkwiG