Billboard faz grandes mudanças após confusão envolvendo 6ix9ine, Justin Bieber e Ariana Grande

Escrito por Vinicius Prado 13/07/2020 às 23:03

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Após conversas recentes sobre o peso dos pacotes de mercadorias e ingressos nas paradas, a Billboard anuncia algumas mudanças.

Nos últimos meses, se não no ano, ficou evidente como os pacotes de mercadorias e ingressos influenciaram o sucesso de um single nas paradas. A decisão de Kenny Chesney em vender pacotes de Drake no início deste ano com ingressos despertou preocupações, principalmente porque ele cancelou o show pouco depois devido à pandemia.

A Billboard divulgou um anúncio em seu site, revelando que eles “eliminariam a prática de contar álbuns empacotados com mercadorias e ingressos para shows nas paradas de álbuns e músicas”. Esta regra será aplicada no outono americano. As vendas de ingressos para shows que incluem álbuns ou singles não serão mais incluídas nas paradas, a menos que seja uma opção complementar. Evitando assim um tipo de “venda casada” de singles e álbuns, onde você ao comprar um blusa também leva o download de uma música no iTunes, por exemplo.

Juntamente com a regra sobre pacotes de shows e produtos, eles também estão aplicando uma nova regra para álbuns físicos e vendas únicas incluídas em downloads digitais. Somente quando uma cópia física for enviada, ela será realmente contada no gráfico.

A Billboard apontou o recente escândalo em torno do single “GOOBA” do rapper Tekashi 6ix9ine, onde ele acusou Ariana Grande e Justin Bieber de manipulação por usarem pacotes para conquistar o primeiro lugar no Hot 100. Eles apontaram que os três artistas usaram esse método para aumentar suas vendas.

“A Billboard está implementando essas mudanças para abordar preocupações generalizadas de que uma medida precisa da intenção do consumidor – que tem sido a base dos gráficos da Billboard desde seu início – está sendo prejudicada por práticas cada vez mais comuns de empacotamento. As novas diretrizes garantirão melhor que as classificações das paradas da Billboard refletem com mais precisão as decisões conscientes de compra dos consumidores e nivelam o campo de jogo para todos os artistas”, diz o site deles.

A Billboard ainda que ainda medirão as vendas de mercadorias dos artistas, embora isso se reflita apenas em gráficos como o Artist 100.

ícone

Recomendados para você