Biografia: King T, um dos mais brabos da West Coast

Escrito por Vinicius Prado 14/07/2017 às 19:45

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Roger McBride (nascido em 14 de Dezembro de 1968), mais conhecido pelo seu nome artístico King T (anteriormente conhecido como King Tee), é um repper de hip hop da costa oeste americana de Compton, Califórnia. Tem uma importância por ser um dos primeiros artistas do hip hop de Compton. Ele assinou com o selo Capitol, onde dropou seu álbum de estreia Act a Fool (1988) com os singles de sucesso, “Act a Fool”, “Payback’s a Mutha”, “The Coolest” e “Bass (remix)”. Todos estes são considerados clássicos do hip hop.

No final da década de 1980 e início da década de 1990, ele trabalhou principalmente com o produtor DJ Pooh e foi responsável pelo engajamento dos Tha Alkaholiks, a quem ajudou a orientar a indústria. T é também o CEO da sua própria gravadora, a King T Inc.

Carreira inicial

Roger McBride frequentou o ensino médio. Ele emergiu-se na cena hip hop de Los Angeles por muitos anos ao lado de Ice-T e Kid Frost, sendo um dos pioneiros no gênero. Em 1988, ele estreou com Act a Fool, que é considerado um clássico entre os adeptos da West Coast.

Influência para Notorious B.I.G

King T (esquerda) e B.I.G.

 

T influenciou muito o repper Notorious B.I.G. com sua voz profunda, flow e estilo de rima, que Big, às vezes, realizou em seu álbum, Ready to Die (1994). T depois homenageou Biggie na faixa “6 In’a Moe’nin”)” em seu álbum Thy Kingdom Come, usando uma configuração semelhante e amostras vocais da faixa de Biggie “Somebody’s Got to Die”.

King T (esquerda) e Ice-T.

Ademais, Ice-T corroborou em uma entrevista que “King T era um dos MC favoritos de B.I.G”.

Selos

Depois do álbum de Tha Triflin (1993), em que T trabalhou com Marley Marl, ele saiu da Capitol e assinou com a MCA, dropando assim o álbum IV Life (1994). Depois de deixar a MCA também, ele firmou com Dr. Dre e acabou assinando com o selo do produtor, Aftermath Entertainment. No entanto, T só dropou três músicas no selo, “Str8 Gone” e “Fame”, que apareceu no Dr. Dre Presents the Aftermath e a faixa “Some LA Niggaz”, que aparece em seu segundo álbum 2001 (1999), os dois começaram a gravar o álbum Aftermath do King T. Logo, por outros problemas, King T solicitou sua saída do selo.

Manancial: Wikipedia

ícone

Recomendados para você