Gui faz história e mostra a força da nova geração do basquete brasileiro.
O ala brasileiro Gui Santos, de Minas (NBB), foi selecionado pelo Golden State Warriors no Draft da NBA de 2022 nesta quinta-feira (23). É o primeiro brasileiro draftado desde 2019. Na época, Didi Louzada foi para o New Orleans Pelicans. Gui completou 20 na quarta-feira (22) e se junta agora ao atual campeão da NBA. Ele participou inclusive de treinos nos Warriors antes do Draft, onde reencontrou um ex-colega de Minas: Leandrinho Barbosa, que faz parte hoje da comissão técnica de Golden State.
Ele foi escolhido na 55ª posição do segundo round, no Barclays Center (Brooklyn / Nova York). Gui se torna assim o 16º brasileiro a ser selecionado, o primeiro do país pela franquia de San Francisco, e será o quarto a vestir a camisa da equipe (Anderson Varejão, Leandrinho Barbosa e Scott Machado foram os outros). Em entrevista para o Live Basketball BR o ala lembrou da intensidade dos treinos pré-Draft e da alegria com a escolha ‘inesperada.
“Eu estava no quarto já, achei que não ia dar mais, estava indo dormir, esfriar a cabeça. Aí meu agente, Aylton, me ligou e disse ‘vai pra sala agora e liga a TV! Conseguimos!’. E eu falei ‘não brinca comigo assim, não’. E aconteceu! Eu nem esperava mais”, começou
“E de repente os Warriors me escolhem! Nem sei o que dizer. É muito mais do que um presente, é um sonho que está se realizando. É o melhor presente de aniversário que eu já ganhei. Um sonho meu, da minha família, dos meus amigos”, concluiu.
Ele foi o único jogador da América Latina selecionado para o Nike Hoop Summit, evento que tradicionalmente reúne os melhores jogadores de basquete fora da NBA, enfrentando Seleção Júnior dos EUA de Basquete Masculino.