Camisa do gol “Mão de Deus” usada por Maradona será vendida em leilão

Foto: Sotheby's .

Diego Maradona teve um grande marco usando a camisa na Copa Do Mundo de 1986

Diego Armando Maradona Franco foi um treinador e futebolista argentino que atuava como meia-atacante. A camisa usada por Diego Maradona ao marcar dois dos gols mais emblemáticos e polêmicos de todos os tempos será leiloada na Sotheby’s. Jogando contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986, o primeiro gol de Maradona foi marcado com a mão e mais tarde ficou conhecido como a “Mão de Deus”. Naquele dia ele voltou a balançar as redes, descrito como o maior gol individual já marcado e ganhou o apelido de “Gol do Século”.

Após o jogo, Maradona trocou de camisa com o meio-campista inglês Steve Hodge, que é dono da camisa desde então. A blusa será vendida em breve pela primeira vez, com abertura de licitação no site em 20 de abril, além de estar em exibição na galeria da Sotheby’s New Bond Street, em Londres. Anunciando o leilão, Hodge disse: “Sou o orgulhoso proprietário deste item há mais de 35 anos, desde que Diego e eu trocamos de camisa no túnel após a famosa partida”.

Capa Diego Maradona
Foto: Sotheby’s

“Foi um privilégio absoluto ter jogado contra um dos maiores e mais magníficos jogadores de futebol de todos os tempos. Foi também um prazer partilhá-lo com o público ao longo dos últimos 20 anos no Museu Nacional do Futebol, onde esteve exposto. A camisa ‘Mão de Deus’ tem um significado cultural profundo para o mundo do esporte, o povo da Argentina e da Inglaterra. Tenho certeza de que o novo dono terá imenso orgulho em possuir a camisa mais icônica do mundo”.

Um leilão online dedicado acontecerá de 20 de abril a 4 de maio, juntamente com uma exposição mostrando a camisa na galeria da Sotheby’s. Espera-se que a camisa seja vendida por mais de £ 4 milhões de libras esterlinas (aproximadamente US$ 5,245 milhões). Maradona elevou o patamar do Argentinos Juniors e fez o pequeno time de Buenos Aires brigar com os grandes.

Ainda que tenha sido cinco vezes artilheiro do Campeonato Argentino, não conseguiu levar a equipe ao então inédito título nacional. No final de 1980, ele já despertava interesse do futebol europeu, mas optou por transferir-se para o Boca Juniors para realizar o sonho de jogar no clube do coração, mostrando, aos 20 anos, a personalidade que lhe marcaria nas décadas seguintes. Ele morreu aos 60 anos na cidade de Tigre na Argentina.

Sair da versão mobile