A defesa do judoca denuncia conduta arbitrária.
Durante uma abordagem policial na última terça-feira (9) na cidade Jequié, na Bahia, o lutador de judô Keven Luan dos Santos Souza foi baleado nas costas. De acordo com a corporação, o piloto da motocicleta em que o jovem de 24 anos de idade estava na garupa teria desobedecido à ordem de parada, arrancando em fuga e fazendo disparos contra a guarnição, que revidou e atingiu o atleta da Seleção Baiana de Judô e monitor de uma escola estadual com tiros nas costas.
O judoca foi socorrido para o Hospital Geral Prado Valadares, onde encontra-se em estado de saúde estável. Segundo familiares e amigos, os policiais confundiram Keven. “Covardemente, levou 3 tiros pelas costas, com os braços levantados [para mostrar que não estava armado]. Ele não chegou a óbito. Foi socorrido após três tiros e passou por uma cirurgia delicada. Ele já consegue falar com as pessoas”, contou Arlon dos Santos, representante do projeto social Judô Ação, em que o atleta faz parte.
A Polícia Militar afirmou que um revólver calibre 32 foi apreendido após a ação. Entretanto, segundo o advogado Miguel Bomfim, que defende Keven, o jovem e o piloto da motocicleta negam “categoricamente” que estivessem armados. “Chama atenção que a polícia fez o registro dizendo que houve troca de tiros e que um tiro teria atingido a viatura, só que foi apresentada uma arma com quatro munições deflagradas e apenas um tiro disparado contra a polícia teria atingido a viatura”, disse o advogado.
O caso foi registrado na 1ª Delegacia Territorial de Jequié. Através de seu perfil no Instagram, a deputada estadual Olívia Santana demonstrou apoio ao judoca. “Meu repúdio a mais um ataque arbitrário por forças policiais que dispararam três tiros contra o jovem atleta, obviamente padrão negro […] A velha e recorrente tese da troca de tiros não vai colar”, escreveu ela, relatando ainda que conhece o jovem e sua família.
Campeão de judô é confundido pela PM e recebe tiros pelas costas no interior da Bahia
Na terça-feira (9), Keven Luan foi atingido por três disparos nas costas e levado para o Hospital Geral Prado Valadares, onde passou por cirurgia e segue internado.
O estado de saúde dele é… pic.twitter.com/kQpXc5S75l
— Africanize (@africanize_) January 10, 2024
Ver essa foto no Instagram