Canal do Racionais Mc’s é hackeado no YouTube

Hackers usaram o canal do Racionais MC’s para golpe de criptomoedas

Na tarde desta sexta-feira, o canal no YouTube do Racionais Mc’s, com milhões de inscritos, foi heackeado por golpistas que usaram a conta para divulgar um esquema de criptomoedas. Conforme é possível ver em imagens que circulam na redes sociais, os golpistas ocultaram os vídeos originais do grupo, mudaram o nome do canal para Ark Invest e fizeram uma live com uma antiga palestra de Elon Musk para simular que o bilionário estava doando bitcoin para os telespectadores.

Conforme o YouTube já explicou, esse golpe é conhecido como “giveaway scam”. Ele faz a vítima a acreditar que uma celebridade está distribuindo criptomoedas de graça. Mas para receber parte da doação, o usuário deve primeiro enviar determinada quantia de criptomoedas a um endereço — em posse dos golpistas —, para em seguida receber o dobro do valor inicial. Tudo não passa de uma mentira e quem cai na armadilha, perde suas criptomoedas.

capa racionais
Divulgação

Em junho, o canal da Pineapple Storm TV que foi hackeado. Horas após o canal desapareceu do Youtube e a Pineapple publicou um printscreen mostrando que o canal foi excluído após violações. O ataque foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais dada a importância do canal para a cena. Apenas 3 dias depois o canal foi recuperado.

O canal contava com uma dezena de edições de grandes projetos como o poesia acústica. O canal atingiu a marca de 6 bilhões de reproduções nas plataformas digitais nesta semana. Dona de cases de sucesso do rap nacional, como o projeto “Poetas no Topo” e o “Poesia Acústica”, ela foi uma das responsáveis por levar o gênero ao topo das paradas musicais.

A gravadora independente Pineapple Storm, atualmente uma das principais do rap nacionais, chegou a marca de 6 bilhões de reproduções nas plataformas digitais nesta semana. Dona de cases de sucesso do rap nacional, como o projeto “Poetas no Topo” e o “Poesia Acústica”, ela foi uma das responsáveis por levar o gênero ao topo das paradas musicais.

 

Sair da versão mobile