O disco de estreia do artista foi criado através da pronoia, euforia, frescor e nostalgia.
Após atingir nais de 3 milhões de reproduções nas plataformas de streaming musical, o cantor, compositor e produtor musical Venâncio lança o maior projeto de sua carreira, “Essência“, o seu primeiro álbum. Conforme relatado pelo próprio artista, o disco apresenta tudo aquilo que não pode faltar para que uma pessoa seja ela mesma e exista. A partir desse conceito, então, o projeto foi construído.
O álbum tem sua criação baseada em quatro sentimentos; pronoia, euforia, frescor e nostalgia. Cada um deles contém três faixas, totalizando doze. Os audiovisuais, por sua vez, são todos feitos em animação 3D, assinada por Pedro Teruki, designer expoente da animação 3D no Rio de Janeiro. A animação segue a divisão interna do disco, podendo ser observada em quatro modelos diferentes, ilustrando para o público os diferentes momentos e sentimentos.
Assim como o significado da palavra, em pronoia, é encontrada uma mensagem positiva, um pressentimento de que coisas boas estão por vir e a crença de que tudo conspira a favor. Em euforia, predominam a alegria, despreocupação, bem-estar, êxtase e a vontade de viver algo prazeroso. Já em frescor, se fosse preciso resumir o sentimento em uma palavra, seria liberdade.
Tanto no sentido de ser livre para viver algo leve, como uma praia no fim de tarde ou a brisa de viver um lance casual com alguém que te faz bem. Finalizando, em nostalgia, como o seu nome já propõe, é o momento em que se encontra o sentimento de que algo importante foi vivido, compartilhado e que talvez nem possa mais ser vivido, mas que foi uma jornada de muitas experiências boas até dado momento, trazendo um clima de melancolia, saudade e despedida.
Ouça: