Cartas de amor de Tupac e coroa “King Of NY” usada por Biggie Smalls serão leiloadas

Escrito por Fellipe Santos 25/08/2020 às 12:49

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

As cartas de amor de adolescentes de Tupac Shakur e a coroa “King of New York” do Notorious BIG são dois dos principais lotes à venda no primeiro leilão da Sotheby’s dedicado inteiramente ao hip-hop, que acontece em 15 de setembro em Nova York.

O leilão contará com mais de 120 itens que abrangem a história do hip-hop, desde suas origens no final dos anos 70 até meados dos anos 80 até a “Idade de Ouro” dos anos 90, até os dias atuais. De acordo com uma declaração, haverá uma mistura de “artefatos icônicos, arte contemporânea, experiências únicas, belas artes e fotografia vernacular”. Haverá também “moda vintage e moderna, joias históricas e recém-projetadas e itens de luxo, coisas raras, incluindo folhetos e pôsteres e muito mais”. Uma parte do prêmio do comprador da Sotheby’s será doada para a Building Beats, uma organização sem fins lucrativos que ensina tecnologia, empreendedorismo e habilidades de liderança para crianças carentes por meio de programas de DJ e música.

Monica Lynch, ex-presidente da Tommy Boy Records e instrumentista nas carreiras de Afrika Bambaataa, Queen Latifah, De La Soul e outros, ajudou a organizar o leilão. A maioria dos itens foi consignada diretamente por artistas ou suas propriedades. Uma exposição dedicada com itens da venda estará em exibição com hora marcada na galeria Sotheby’s em Nova York entre 11 e 15 de setembro, enquanto a exposição também estará disponível para o público online.

Embora o conteúdo completo do leilão não seja anunciado até uma data posterior, a Sotheby’s detalhou os dois lotes mencionados: as cartas de amor de Tupac e a coroa de Biggie. As cartas contêm 22 notas autografadas que um Tupac de 16 anos escreveu para sua namorada do colégio Kathy Loy, que estão avaliadas em US $ 60.000 e US $ 80.000.

Escritas entre março de 1987 e abril de 1988, as cartas narram a relação de dois meses do casal – além de uma “carta de arrependimento enviada um ano depois” – mas também oferecem algumas dicas sobre a amizade de Tupac com a colega Jada Pinkett (“Jada me disse que pode ver o quanto eu te amo ”, Tupac disse a Loy em uma carta). As cartas também captam o domínio natural da linguagem e da prosa lírica de Tupac, com um trecho de leitura: “Eu te amo agora mais do que nunca, quero você agora mais do que antes. Ninguém se compara a você, aquele que eu adoro. ”

(Esta não é a primeira carta de amor / arrependimento Tupac a ser leiloada: em 2019, uma carta que ele enviou a Madonna, com quem ele namorou brevemente nos anos 90, foi a leilão no ano passado depois que Madonna tentou impedir a venda. )

Quanto ao lote de Biggie, a coroa autografada é a mesma que o rapper do Brooklyn usou durante sua sessão de fotos “King of New York” com Barron Claiborne em 1997, poucos dias antes de ser baleado e morto. O lote virá com três cópias exclusivas da sessão fotográfica, feitas e assinadas por Claiborne, além da folha de contato. Estima-se que seja vendido entre $ 200.000 e $ 300.000.

 

 

ícone

Recomendados para você