Como os rappers da nova geração estão virando estrelas

Escrito por Fellipe Santos 15/04/2019 às 10:59

Foto: Divulgação
  • Facebook
  • WhatsApp
  • X (Twitter)
  • ícone de compartilhar

Rap se transformou em um gênero musical dominante.

A cultura do rap parece estar melhor posicionada para tirar proveito da era da internet, que exige conteúdo regular, seja mixtapes, tretas ou fofocas. A nova onda de rap parece especialmente determinada a travar o mainstream e até mesmo fazer tantos inimigos quanto possível no processo. Causando um fluxo interminável de discussões em podcast. O fato de que essa nova onda de rappers está indo bem parece frustrar em parte porque não há explicação para tal sucesso em alguma das vezes. No entanto, se fôssemos olhar para alguns fatores-chave, poderíamos entender seu caminho para o sucesso.

Mídia social

 

Com tantas agências de notícias lutando para acompanhar o ritmo da internet, o melhor caminho para a nova onda de rappers em 2019 em estabelecer sua personalidade foi através de suas próprias plataformas de mídia social. O controle que eles têm sobre seu próprio conteúdo e sua apresentação significa que eles podem desenvolver um vínculo maior com seus fãs e é melhor para explicar e apresentar sua visão de mundo única. Podemos pegar como exemplo a experiência de Lil Xan em uma entrevista, quando ele foi questionado sobre sua opinião sobre a música de Tupac Shakur, ele respondeu que achava chato apenas e a internet caiu em cima dele. Mesmo que ele tivesse formulado sua resposta melhor, isso não teria importado, ele ainda teria recebido uma reação esmagadora. Para muitos, Tupac é o melhor rapper para agraciar o gênero e para um novato “insultar” seu legado foi abominável. Ele então fez um tipo de desculpas, tentando se explicar após o fato, mas até então ele já perdeu

Livestream

No Instagram principalmente, é muito importante para o sucesso da nova onda de rappers. A transmissão ao vivo corta o ‘intermediário’ – a mídia tradicional de entretenimento, para ir diretamente aos fãs, proporcionando intimidade e rapidez ao público. Esse imediatismo permite que os artistas levem seus fãs em uma jornada. Tomemos por exemplo como membros da Recayd Mob, Derek regularmente entra em livestream para apresentar músicas inéditas no estúdio, ou apenas conversas com fãs. Esse tipo de conteúdo é espontâneo, e enquanto é difícil quantificar verdadeiramente o impacto que teve para ele, não há dúvida de que isso ajudou ainda mais sua carreira solo, onde qualquer clipe que ele lança bate 1 milhão de visualizações facilmente, onde ele se conecta profundamente com sua base de fãs.

Conteúdo mais curto

Álbuns com músicas curtas ou poucas músicas são usados ​​principalmente para demonstrar os pontos fortes do rapper em ascensão em uma extensão extrema. A mixtape de estreia da 6ix9ine, em especial, focou em mostrar a abordagem de alta energia, sua marca registrada sobre qualquer outra coisa. No momento do lançamento do projeto, 6ix9ine era um artista relativamente novo no mainstream, e essa abordagem significava que a atenção do público se concentrava apenas no material que servia aos seus pontos fortes.

Isso contrasta com os álbuns inchados, cujo objetivo principal é aumentar os números de streaming. Por exemplo, os últimos três projetos de Drake duraram mais de 80 minutos com 20 faixas ou mais. O comprimento foi feito para parecer mais longo, em parte devido à entrega monótona desalentada de Drake. Isso funciona para ele, mas apenas porque ele é um rapper estabelecido, que tem uma base de fãs estabelecida ao contrário da nova onda de rappers que ainda estão tentando encontrar seus pés em um espaço lotado.

A música de Lil Pump, Gucci Gang, é o melhor exemplo da nova onda de rappers. Tem 124 segundos de duração e menciona o título da música – que é uma referência à dupla de rap que consiste nele e em Smokepurp, mais de 50 vezes. Esse nível extremo de repetição atrai sua atenção por ser interessante. Quanto mais atenção dermos a ela, mais fácil nos lembraremos dela, maior será sua importância à medida que nos concentramos nela.

Memes

Antes da época de influência do rap, tornar-se um meme deveria ser evitado. Ser um rapper famoso, no sentido convencional, era tentar, tanto quanto possível, evitar o embaraço de ser a base de uma piada da internet. No entanto, devido ao crescimento explosivo de plataformas de mídia social como o Instagram, que é altamente visual, significava que não havia como evitar que isso se tornasse uma ocorrência. Em vez disso, a única maneira de ter sucesso era assumir o controle do processo e gerar memes cômicos. YBN Jay namorar Blac Chyna, fez dele mais famoso devido ao seu aspecto cômico não convencional. Continha muitos conceitos-chave em sua criação. Primeiro foi em um vídeo de No Jumper, agora uma gravadora, que é favorável a YBN Jay. Em segundo lugar, foi preciso ter o constrangimento de ter que explicar sua relação com Blac Chyna, que é uma figura controversa no rap, e transformou isso em um efeito cômico. Isso o tornou mais agradável e apresentável para uma audiência que predispunha a não gostar dele por causa de sua associação com Blac Chyna.

Se dermos um passo atrás, podemos ver como a influência de Lady Gaga no rap é enorme. Desde sua descoberta, ela vem complementando seu extraordinário talento com atenção, principalmente para se destacar em contraste com outros artistas. Nós, como fãs, lembramos dos novos rappers que se destacam do resto da multidão, porque em nossas cabeças somos atraídos pelo não-convencional que quebra as normas sociais. Com o rap se tornando cada vez mais cheio, a capacidade de se destacar se torna uma habilidade muito procurada.

O posicionamento do Rap permitiu-lhe tirar partido da crescente importância da Internet. Mixtapes, tretas e personalidades exageradas são um tema comum em todas as eras do rap. Agora, com o domínio cultural das mídias sociais, isso significa que os rappers, que são extremamente talentosos em jogar o jogo da atenção, podem chegar ao topo com pouco talento de rap convencional. O jogo do rap mudou, e nesta época de rap se você é interessante, bom em mídias sociais, e capaz de fazer uma ou duas músicas viciantes, você pode se tornar uma estrela do rap rapidamente.

ícone

Recomendados para você